metropoles.com

CLDF restabelece possibilidade de contratação de concursados em 2022

Governo havia vetado a contratação de servidores para algumas carreiras, entre elas a de defensores públicos, mas Câmara derrubou veto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Servidor Publico – Trabalhador
1 de 1 Servidor Publico – Trabalhador - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) derrubou, na tarde desta quarta-feira (13/10), veto parcial ao Projeto de Lei nº 1.930/2021, do Executivo, que dispões sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2022. O anexo IV, que havia sido vetado, trata da contratação de servidores concursados para algumas carreiras, entre elas a de defensores públicos.

O veto foi derrubado por unanimidade, com 14 votos favoráveis, e contou com aplausos de defensores públicos que acompanharam a votação nas galerias do plenário.

O presidente da Câmara, deputado Rafael Prudente (MDB), explicou que o veto do governo recaiu sobre itens que tratavam da contratação de novos defensores e servidores de outras carreiras, reposição de perdas inflacionária e revisão de uma gratificação da Defensoria. Com a derrubada do veto à LDO, as contratações poderão ser incluídas no Orçamento para 2022, que deverá ser apreciado até o final deste ano.

Sobre a matéria, o presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), deputado Agaciel Maia (PL), informou que o GDF vetou um anexo todo, que é fruto das demandas de algumas carreiras para contratação de pessoal. Segundo o distrital, se a previsão estiver na LDO, poderá ser incluída no orçamento. Para ele, o reforço no quadro da Defensoria Pública deve melhorar a eficiência e a eficácia do órgão.

Na discussão, o deputado Leandro Grass (Rede) enfatizou que a Defensoria Pública é aliada na garantia de direitos da população do DF. Na mesma linha, o deputado Chico Vigilante (PT) disse que a derrubada do veto é fundamental para que os defensores possam “efetivamente melhorar a defesa da população pobre”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?