CLDF concede a Gusttavo Lima o título de cidadão honorário de Brasília
Alvo de controvérsia inicial, o projeto que homenageia Gusttavo Lima chegou a ser retirado de pauta, mas posteriormente aprovado
atualizado
Compartilhar notícia
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta terça-feira (29/11), a concessão do título de Cidadão Honorário de Brasília ao cantor e compositor Gusttavo Lima. Alvo de controvérsia inicial, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) chegou a ser retirado de pauta, mas posteriormente aprovado.
De autoria do deputado distrital Hermeto (MDB), ele justificou a homenagem dizendo que o artista iniciou a carreira cantando em bares de Taguatinga e Ceilândia. Lembrou ainda que a proposta foi feita ainda durante a pandemia em 2020, quando Gusttavo Lima foi precursor dos shows feitos por meio de lives.
Por causa do voto declarado ao candidato Jair Bolsonaro (PL) do compositor conhecido como “Embaixador”, o parlamentar Fábio Felix (PSol) se declarou contrário à homenagem. “Nada contra a carreira do artista, mas para manter a minha coerência”, declarou.
De forma irônica, o distrital Reginaldo Veras (PV) chegou a dizer que só votaria de maneira favorável ao PDL caso Hermeto cantasse uma música de Gusttavo Lima. Ele pediu ainda que Anitta fosse a próxima homenageada.
Já Chico Vigilante (PT), disse que é momento de pacificar o país após as eleições deste ano e, mesmo discordando da posição política do cantor, votou pela aprovação. Ele, no entanto, condicionou o “Sim” a este projeto a um posterior apoio a concessão da mesma honraria ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Alexandre de Moraes.