metropoles.com

CLDF cobra Secretaria de Educação por falta de merenda nas escolas

Deputados distritais protocolaram ofícios à Secretaria de Educação cobrando respostas pela denúncia da falta de merenda nas escolas do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues / Metrópoles
Prato de comida
1 de 1 Prato de comida - Foto: JP Rodrigues / Metrópoles

Os deputados distritais Gabriel Magno (PT), Fábio Félix (Psol) e Dayse Amarílio (PSB) protocolaram ofícios à Secretaria de Educação cobrando respostas pela denúncia de falta de merenda nas escolas do Distrito Federal. Na segunda-feira (10/7), o Metrópoles mostrou que uma escola começou a disponibilizar um micro-ondas para as crianças esquentarem marmitas levadas de casa por causa da constante falta de merenda.

“Estamos acionando o Ministério Público e o GDF para que tomem providências sobre a merenda servida nas escolas públicas. Inaceitável estudantes se alimentando apenas com biscoito e suco. Muitos só têm essa refeição por dia”, disse Félix, nas redes sociais.

“Muitas crianças e adolescentes vão para a escola contando com a merenda escolar para reforçar sua alimentação diária, principalmente aquelas que vivem em famílias em situação de vulnerabilidade. Por isso, é preciso que a merenda escolar seja nutricionalmente balanceada e forneça nutrientes adequados aos estudantes, o que não tem sido verificado”, declara Amarílio.

Segundo Magno, “o Distrito Federal foi a unidade da federação que mais recebeu recursos do reajuste do Programa Nacional de Alimentação Escolar“. “Não tem justificava para estarmos sem merenda nas escolas.”

Confira a manifestação do distrital:

Samuel Fernandes, membro do conselho e diretor do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF), flagrou a dispensa e os freezers do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 5 de Taguatinga Sul vazios. A escola tem apenas um pouco de carne moída, biscoitos, macarrão e farinha de milho.

“E cadê a alimentação de qualidade que deveria ser oferecida aos alunos?”, questionou. Na sexta-feira (7/7), o educador identificou drama semelhante no Centro de Ensino Médio (CEM) 2 do Gama. A escola, com quase 3 mil alunos, serve apenas biscoito com leite ou com suco.

Para agravar a situação, o Conselho de Alimentação Escolar, responsável justamente pela fiscalização dos alimentos oferecidos aos estudantes, não teve acesso a transporte para fazer as diligências.

Outro lado

Em nota, a Secretaria de Educação disse que “tomou conhecimento das denúncias com relação a eventual insuficiência de merenda escolar em algumas Unidades Escolares”.

“A Pasta já diligenciou às áreas, a fim de identificar o problema e apurar os fatos. A SEEDF encaminhará resposta ao ofício protocolado pelos deputados dentro do prazo legal”, acrescentou.

Veja vídeos:

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?