CLDF autoriza nomeação de 800 aprovados no concurso da Polícia Penal
Deputados distritais aprovaram emenda que abre espaço no orçamento de 2023 para convocação de mais 400 aprovados, totalizando 800
atualizado
Compartilhar notícia
A Câmara Legislativa (CLDF) autorizou, nessa terça-feira (22/8), a nomeação de 800 candidatos aprovados no concurso para a Polícia Penal do Distrito Federal.
Na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023, estava prevista a convocação de 400 aprovados. No entanto, uma emenda parlamentar do deputado distrital e presidente da Casa, Wellington Luiz (MDB), reforçou a necessidade de elevar o número para 800.
A própria categoria havia elaborado um ofício e encaminhado o documento ao deputado, ressaltando a necessidade de ampliação do quadro de servidores.
Em sessão nessa terça-feira (22/8), os deputados aprovaram o requerimento apresentado pelo parlamentar e elaborado a partir do ofício. A medida permitiu alterar a LDO, a fim de aumentar o quantitativo de policiais penais nomeados até o fim do ano.
Agora, a proposta será submetida ao governador Ibaneis Rocha (MDB), que poderá aprovar ou vetar a medida.
Formação
Os 1.563 aprovados no concurso público para a carreira de policial penal do Distrito Federal se formaram no curso da categoria nessa terça-feira (22/8); assim, eles estão aptos à nomeação e a tomar posse no cargo.
O edital do certame do qual participaram abriu 400 vagas imediatas e 799 para cadastro de reserva. Do total de aprovados, 40% são mulheres.
O concurso tem validade de dois anos e pode ser prorrogado por igual período, a critério da Secretaria de Economia do Distrito Federal.