metropoles.com

CLDF aprova revisão do Estudo de Impacto de Vizinhança para grandes obras

Deputados apresentaram emendas ao projeto do Executivo, garantindo audiências e isenção do documento a igrejas e entidades sociais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Plenário da CLDF
1 de 1 Plenário da CLDF - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou a revisão do Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança (EIV) nesta quarta-feira (28/10). O documento é necessário para a realização de grandes obras.

O Projeto de Lei nº 1456 de 2020 foi apresentado pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Segundo o Executivo local, a proposta é simplificar e modernizar o processo, garantindo segurança e velocidade nos empreendimentos.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira, o EIV foi criado em 2013. Mas as primeiras aprovações começaram a ser emitidas em 2019.

A partir do documento, grandes empreendimento são obrigados a executar benfeitorias para compensar e diminuir os impactos de obras pelo DF. As possibilidades incluem alargamentos de vias e a construção de calçadas e praças.

Veja o projeto original do GDF:

Projeto reformula o EIV no DF by Metropoles on Scribd

Na avaliação do secretário, até então, a lei vigente era muito complicada e burocrática, causando lentidão nos processos. Para ele, não beneficiava nem a comunidade e tampouco o setor produtivo.

“É uma conquista importante para o DF, que passa a ter condição de aprovar mais rapidamente esses empreendimentos de grande porte”, pontou Mateus Oliveira.

Para o GDF, o reaquecimento da economia é necessário para o DF superar a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus.

Emendas

O projeto simplificou o EIV e ainda colocou a norma em sintonia com o novo Código de Obras. O relator do projeto, deputado Hermeto (MDB), acatou emendas de parlamentares.

Alteração sugerida por Leandro Grass (Rede) determinou realização de audiência pública para análise prévia do EIV junto com a comunidade, 30 dias antes da validação do documento.

Com outros parlamentares, o vice-presidente da CLDF, deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos), sugeriu emenda que isentou entidades de assistência social e instituições religiosas da apresentação do EIV.

O texto segue para análise do governador Ibaneis Rocha (MDB), que pode sancionar a norma com ou sem as emendas. Em caso de vetos, os distritais podem derrubá-los em análise posterior.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?