metropoles.com

CLDF aprova prorrogação do estado de calamidade pública no DF

Período terminaria em 31 de dezembro de 2020, mas governo pediu ampliação diante do avanço da pandemia e dos impactos econômicos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
CLDF
1 de 1 CLDF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O estado de calamidade pública no Distrito Federal foi prorrogado para 30 de junho de 2021. Nesta terça-feira (15/12), a Câmara Legislativa (CLDF) aprovou a mensagem enviada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) na qual ele solicita o adiamento durante a pandemia do novo coronavírus. A medida foi ratificada com 18 votos e a abstenção do deputado distrital Leandro Grass (Rede).

Por ser um Projeto de Decreto Legislativo (PDL), a aprovação se deu em turno único. Segundo o governo, o prolongamento da situação excepcional é necessário por uma série de motivos. Do ponto de vista da saúde, a pandemia está em franco avanço. “O Distrito Federal ainda sofre com os impactos negativos decorrentes da pandemia e o aumento recente do número de casos, que gera uma incerteza em relação a 2021”, pontuou o Executivo local.

Veja a mensagem completa:

Documento CLDF by Metropoles on Scribd

Pelas contas da Secretaria de Economia, a frustração na arrecadação de ISS e ICMS chegou ao patamar de R$ 748 milhões ao longo de 2020, apesar de esforços do GDF para manter a atividade econômica aquecida.

O estado de calamidade terminaria em 31 de dezembro de 2020. Na leitura do deputado distrital Robério Negreiros (PSD), a prorrogação é necessária. Segundo o parlamentar, a medida será importante para que um plano de vacinação contra a Covid-19 seja implementado, por exemplo.

LRF

Na prática, o texto é um pedido de socorro por insumos e recursos da União devido à pandemia. Com isso, o DF pode pleitear recursos do Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil, do governo federal.

Da mesma forma, o Palácio do Buriti fica desobrigado de cumprir as metas da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) estabelecidas, conseguindo, assim, redirecionar os investimentos em ações preventivas e no tratamento de brasilienses diagnosticados com a doença.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?