metropoles.com

CLDF aprova projeto que reorganiza carreiras na Saúde. Entenda

Proposta desmembra a Carreira de Assistência Pública à Saúde e a Carreira Técnica em Enfermagem. O texto passou em 1º turno

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Hran
1 de 1 Hran - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Câmara Legislativa (CLDF) aprovou projeto para a reorganização da Carreira de Assistência Pública à Saúde, nesta quarta-feira (9/12).

O Projeto de Lei 1490 de 2020 é de autoria do Governo do Distrito Federal (GDF). Na Câmara, o PL teve apoio do deputado distrital Jorge Vianna (Podemos).

O texto desmembra a Carreira de Assistência Pública à Saúde e a Carreira Técnica em Enfermagem.

A Carreira Técnica em Enfermagem será constituída de 15.000 técnicos. Este contingente será formado por técnicos em enfermagem e auxiliares de enfermagem.

A Carreira Assistência Pública à Saúde fica reorganizada com especialistas em saúde (4.600), técnico em saúde (10.000) e auxiliar de saúde (4.500).

As duas carreiras passam a contar com estruturas próprias para progressão dos servidores, gratificações e concurso público.

Os distritais aprovaram o projeto com emendas em 1º turno. O texto segue para votação em 2º turno.

Caso seja aprovado, irá para análise do governador Ibaneis Rocha (MDB). O emedebista pode sancionar na integra ou vetar as proposições do parlamentares.

Modernização

Outro projeto importante está em análise na Casa Civil. A redação preliminar teve participação da presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde (SindSaúde), Marli Rodrigues.

O objetivo é modernizar a carreira de Assistência Pública à Saúde do GDF. Sem impacto financeiro, a medida vai atingir um total de 10.661 servidores, sendo 2.887 especialistas, 5.841 técnicos em saúde e 1.933 auxiliares de saúde.

As mudanças simplificam a definição de especialidade. Reveem os cargos dentro da estrutura da Saúde, focando na área de atuação do servidor, mantêm os direitos conquistados e fomentam a qualificação continuada.

Na prática, caso aprovada na CLDF, a medida permite o reconhecimento dos servidores com qualificação superior à do concurso prestado no passado, evitando a evasão e o déficit na categoria.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?