metropoles.com

CLDF aprova projeto que proíbe privatização da merenda escolar no DF

Segundo o PL, os atuais contratos terceirizados com merendeiras para a alimentação dos estudantes da rede pública poderão ser mantidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues / Metrópoles
Prato de comida
1 de 1 Prato de comida - Foto: JP Rodrigues / Metrópoles

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta quarta-feira (3/3), projeto proibindo a privatização da merenda escolar fornecida às escolas públicas brasilienses.

Segundo o Projeto de Lei nº 1.318, de 2020, proposto pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT), fica proibida a gestão da alimentação escolar por empresas ou entidades privadas, com ou sem fins lucrativos.

O projeto não impede os atuais contratos terceirizados celebrados pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Mas proíbe licitações para terceirização da gestão completa, como quase ocorreu em 2020.

O projeto segue para análise do GDF. O governador Ibaneis Rocha (MDB) poderá sancionar ou não o texto. Em caso de veto, a Câmara poderá votar derrubada do veto.

Merendeiras

A privatização colocou em risco o emprego de 2 mil merendeiras no DF. Também causou preocupação entre 6 mil produtores rurais e 30 mil trabalhadores do campo, que fornecem os alimentos servidos nas escolas públicas da capital.

A licitação previa a entrega de 94 milhões de refeições ao custo de R$ 375 milhões. No entanto, fortes indícios de irregularidades e corrupção foram flagrados no processo. Nesse contexto, o governo suspendeu o pregão.

O caso é investigado pela Coordenação Especial de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Cecor), da Polícia Civil do DF (PCDF), e pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?