metropoles.com

CLDF aprova projeto que prevê acolhimento de jovens vítimas de abusos

Projeto Vira Vida, que atende jovens vítimas de abuso sexual passou pela CLDF e pode virar política pública no Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Moacir Evangelista
Jovens podem participar de cursos gratuitos no DF
1 de 1 Jovens podem participar de cursos gratuitos no DF - Foto: Foto: Moacir Evangelista

Um projeto que atende jovens vítimas de abuso sexual está próximo de virar política pública no Distrito Federal. A Câmara Legislativa do DF (CLDF) aprovou, em segundo turno, nessa terça-feira (6/12), em sessão plenária, a proposta que torna o programa Vira Vida norma no Distrito Federal.

Agora, a proposta de iniciativa do deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos) segue para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).

No Instagram, Delmasso comentou sobre o projeto, ressaltou que só falta a assinatura de Ibaneis e disse que o programa “devolve a capacidade de sonhar”:

“Agora, falta a sanção do governador! O Vira Vida é um projeto que acolhe jovens vítimas de violência sexual e devolve a capacidade de sonhar. E se tornando uma Lei, vamos torná-lo uma política pública, para que seja financiado pelo Estado. E assim, conseguirmos aumentar a quantidade de vagas para atender mais e mais jovens.”

Confira a publicação:


O PL institui como política pública distrital o resgate de jovens vítimas de violência sexual, com idades entre 15 e 21 anos.

“A metodologia resgata jovens que foram esquecidos pela sociedade. É muito importante que ele seja transformado em política pública, para podermos aumentar a quantidade de vagas, e o Estado financiar para cumprir o seu papel”, disse o parlamentar ao Metrópoles.

Entre os objetivos do texto, estão a identificação desses adolescentes e jovens pela rede de proteção e promoção social do DF; o desenvolvimento de processo socioeducativo e atendimento especializado; e a inclusão produtiva dessas garotas e garotos no mercado de trabalho.

As diretrizes envolvem a estruturação — intersetorial e transversal — de políticas de saúde, educação, assistência social, habitação, geração de emprego e renda, cultura e o sistema de garantia e promoção de direitos.

O intuito é assegurar, em atuação conjunta com a sociedade civil organizada, a garantia de direitos, o resgate da autoestima e a reorganização dos projetos de vida dessas pessoas.

O projeto é idealizado pelo Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) que oferece cursos gratuitos de formação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?