metropoles.com

CLDF aprova projeto que cria cronograma de combate a crises na Saúde

Texto aprovado nessa 3ª feira prevê criação de protocolo de combate a crises sazonais, como surtos de dengue e de doenças respiratórias

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/ Metrópoles
Foto colorida de duas enfermeiras com roupa de proteção
1 de 1 Foto colorida de duas enfermeiras com roupa de proteção - Foto: Hugo Barreto/ Metrópoles

A Câmara Legislativa (CLDF) aprovou a criação de um protocolo anual para combate a crises sazonais na saúde, como nos casos de surtos de dengue e doenças respiratórias. Votado em dois turnos nessa terça-feira (11/6), o Projeto de Lei nº 1.053/2024 agora segue para apreciação do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

O texto prevê a criação de um cronograma com uma série de propostas que facilitem a atuação do governo nos períodos críticos para o sistema de saúde, como o chuvoso ou o da seca.

Entre as medidas a serem adotadas, há melhora do planejamento para distribuição de vacinas, contratação de carros fumacê, além de previsões legais para instalação de hospitais ou tendas de campanha e contratação de profissionais temporários para a saúde.

Para o deputado autor da proposta, Joaquim Roriz Neto (PL), o cronograma auxiliará na redução da superlotação em unidades de pronto-atendimento (UPAs) e emergências de hospitais públicos do Distrito Federal.

“A falta de planejamento ainda gera um segundo problema, que são os elevados custos com contratações emergenciais. Com o cronograma, vamos evitar o desperdício de dinheiro”, completou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?