metropoles.com

CLDF aprova projeto para que presos paguem por tornozeleira eletrônica

Segundo o texto, o valor e a forma de cobrança serão definidos pelo GDF. Proposta depende de sanção do governador Ibaneis Rocha para valer

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Tornozeleira eletrônica
1 de 1 Tornozeleira eletrônica - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou em 2º turno, nesta terça-feira (25/5), projeto de lei obrigando presos monitorados por tornozeleira eletrônica a pagarem pelos equipamentos de vigilância. A proposta, agora, depende de sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB) para entrar em vigor.

Segundo o texto, o valor e a forma de cobrança serão definidos pelo GDF.

Pelas contas do autor do projeto, deputado Cláudio Abrantes (PDT), o custo médio para o GDF no monitoramento de cada preso é de R$ 650. O dinheiro pago pelos presos será investido no Fundo Penitenciário do Distrito Federal (Funp-DF).

Em caso de inadimplência, o apenado será inscrito na dívida ativa, com possibilidade de cobrança judicial. Pessoas carentes estarão isentas do pagamento. Ou seja, apenas quem tiver condição de pagar será cobrado.

“É de todo o conhecido o elevado custo anual do Distrito Federal com a aquisição e a manutenção de equipamentos de monitoração eletrônica a serem utilizados por presos e apenados sujeitos a medidas de restrição à liberdade. Não há dúvidas de que esses recursos, pela grande soma que representam, fazem enorme falta em áreas sensíveis e prioritárias à população distrital, como educação e a saúde. Daí, nada mais razoável do que o Distrito Federal compartilhar com o preso ou apenado os custos decorrentes dos referidos equipamentos, retirando da população esse ônus”, argumenta Abrantes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?