metropoles.com

CLDF aprova projeto do governo que socorre empresas durante a pandemia

Programa visa criar linha de crédito especial, flexível e com taxas de juros mais baixas para financiamento ou empréstimo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/ CLDF
Painel da Câmara Legislativa
1 de 1 Painel da Câmara Legislativa - Foto: Divulgação/ CLDF

Incluindo a possibilidade de pagamento de IPTU e IPVA, os deputados distritais aprovaram a criação do Programa Emergencial de Crédito Empresarial do DF (Procred-DF), que socorre empresas castigadas pela pandemia do novo coronavírus. A proposta é de autoria do Governo do Distrito Federal (GDF).

O texto confeccionado pelo GDF recebeu 20 emendas. A partir delas, passaram a ter acesso ao benefício: salões de beleza, restaurantes, bares, academias de ginastica e luta e entidade de promoção de eventos sociais, como aquelas de fotografia e produtores da agricultura familiar.

O PL segue, agora, para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB). Se passar pelo crivo do chefe do Executivo local, o Procred poderá durar até o fim de 2021.

“Inicialmente, tínhamos a possibilidade de 80 emendas, o que iria desfigurar o projeto. Foram apenas 20, no final. Agora, o governador vai avaliar”, pontuou o secretário de Relações Institucionais, Bispo Renato.

Na avaliação de Bispo Renato, algumas emendas supressivas são positivas e deverão ser mantidas. “A pedido do governo, o deputado Roosevelt Vilela (PSB) incluiu uma emenda para acrescentar a agricultura familiar”, explicou.

Emendas

O debate pelas emendas tornou a tramitação do projeto espinhosa na Casa. Na avaliação de Eduardo Pedrosa (PTC), elas são necessárias para assegurar que o projeto possa ajudar empresas de qualquer porte e evitar o desemprego.

“Incluímos ainda a exigência que as empresas que demitiram durante a pandemia que apresentem um plano de recuperação desses empregos. Queremos salvar os empregos”, assinalou.

Do ponto de vista de Pedrosa, caberá ao GDF e a instituição financeira garantirem as condições para que o Procred preste socorro a todo setor produtivo, indo dos micro aos grandes empresários. “Não devemos ser restritivos na lei. E também todo parlamentar pode fiscalizar o andamento do programa”, justificou.

3 imagens
Deputados apresentaram 20 emendas ampliando leque de empresas beneficiadas
Projeto segue para sanção do GDF, onde as emendas poderão vetadas ou não
1 de 3

Câmara aprova criação de socorro para empresas afetadas pela pandemia

Reprodução/CLDF
2 de 3

Deputados apresentaram 20 emendas ampliando leque de empresas beneficiadas

Felipe Cardoso/Especial para o Metrópoles
3 de 3

Projeto segue para sanção do GDF, onde as emendas poderão vetadas ou não

Daniel Ferreira/Metrópoles
Projeto original

O Procred tem como objetivo criar linha de crédito especial, flexível, com taxas de juros mais baixas para financiamento ou empréstimo. É um apoio durante a crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus.

O projeto inclui a criação de um fundo garantidor para estabelecer a proteção à instituição financeira credora para cobertura de possível risco em razão de inadimplência.

Segundo o projeto, as operações serão realizadas pelo Banco de Brasília (BRB).

As empresas que contratarem o serviço oferecido deverão apresentar uma declaração informando a destinação dos recursos aportados e se comprometendo a manter os empregados em número igual ou superior ao existente na data de 29 de fevereiro.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?