CLDF aprova projeto de lei que suspende validade de concursos
Proposta tenta minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus, que tem provocado adiamento de certames públicos da capital
atualizado
Compartilhar notícia
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta quarta-feira (01/04), projeto de lei que determina a suspensão do prazo de validade de concursos públicos da capital.
A proposta é de autoria do deputado distrital Claudio Abrantes (PDT) e foi votada em sessão extraordinária on-line da Casa.
O projeto foi protocolado nessa terça-feira (31/03) e tenta minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus, que tem provocado adiamento de concursos públicos da capital, como o da Polícia Civil do DF (PCDF).
“O que buscamos foi uma forma de resguardar o direito dos concursados, criando uma maneira de o prazo acompanhar o andamento das demais fases”, explicou o parlamentar.
Estado de calamidade
Mais cedo, a CLDF aprovou o pedido de calamidade pública proposto pelo governador Ibaneis Rocha (MDB). O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) tem validade até o dia 31 de dezembro e é mais uma medida adotada em decorrência da pandemia de coronavírus que já matou quatro pessoas na capital do país.
A solicitação foi motivada pela possibilidade de o GDF não conseguir cumprir metas da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) em função da queda de arrecadação. A proposta foi debatida pelos distritais em sessão extraordinária.
Alguns deputados chegaram a tentar inserir no projeto emendas, mas a própria Mesa Diretora se posicionou contra. De acordo com a área técnica da Casa, apenas o Executivo pode pedir, mas é o Legislativo quem autoriza ou não.