metropoles.com

CLDF aprova prioridade para autistas em filas no Distrito Federal

Em caso de sanção, pessoas com Transtorno do Espectro Autista terão prioridade em comércios, serviços e instituições financeiras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Plenário da CLDF
1 de 1 Plenário da CLDF - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Os deputados distritais aprovaram projeto de lei para a inclusão de autistas na lista de pessoas com direito a atendimento prioritário em estabelecimentos comerciais, serviços e instituições financeiras no Distrito Federal.

A Câmara Legislativa (CLDF) aprovou a proposta em 2º turno nesta terça-feira (17/8). O Projeto de Lei nº 57 de 2019 foi proposto pelo deputado distrital Eduardo Pedrosa (PTC).

O projeto altera a Lei nº 4.027, de 16 de outubro de 2007, incluindo na lista de prioridade o atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Desde o começo do mandato, Pedrosa recebe relatos de famílias com pessoas autistas, citando momentos de dificuldades nas filas de atendimento.

Para o parlamentar, a inclusão também é importante para a elaboração de políticas públicas em geral. Segundo o parlamentar, este segmento da população enfrenta diversos desafios e precisa ganhar o respeito do Estado.

“A gente sabe que as necessidades são muitas. Mas esse projeto já é uma vitória. É um entrega para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista”, pontuou o parlamentar.

Lista

A prioridade de atendimento, até agora, serve para gestantes, lactantes, pessoas acompanhadas de criança no colo, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência, pessoas com obesidade grave ou mórbida, pessoas que se submetem a hemodiálise, pessoas com fibromialgia e pessoas portadoras de neoplasia maligna.

O projeto segue para análise do governador Ibaneis Rocha (MDB). O emedebista poderá sancionar ou vetar a proposta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?