metropoles.com

CLDF aprova mudança na imagem de idosos em serviços preferenciais

Para quebrar preconceito, projeto de lei propõe que a nova representação seja de uma pessoa ereta no lugar de um idoso curvado de bengala

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Foto de uma placa de idosos
1 de 1 Foto de uma placa de idosos - Foto: Reprodução

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, na terça-feira (18/10), a substituição da imagem de sinalização para representar pessoas com mais de 60 anos com prioridade por lei na demarcação de vagas de estacionamentos, filas preferenciais, assentos e outros serviços. Ao invés de um idoso curvado de bengala, a nova imagem deverá ser de uma pessoa ereta com a sinalização 60+.

O Projeto de Lei nº 2256/2021 de autoria do deputado distrital Martins Machado (Republicanos) visa quebrar os estereótipos preconceituosos associados a velhice.

“Classificar o envelhecimento como velhice é atribuir ao tempo de vida de uma pessoa um diagnóstico de doença. Reforçar o estigma e o “idadismo”, que é o preconceito de idade. Mas há caminhos para se reduzir que esse tipo de preconceito, como recomenda o Relatório Mundial sobre o Idadismo”, diz texto do projeto.

Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), ageísmo ou idadismo é qualquer tipo de ação e pensamento que consista no preconceito, na intolerância e na discriminação contra pessoas com idade avançada.

O projeto de lei que muda a imagem do idoso nas placas de serviços preferenciais no Distrito Federal também foi aprovado pela comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da CLDF. Se passar na Câmara Legislativa, ele ainda precisa ser apreciado pelo Poder Executivo.

De acordo com o texto, as trocas das placas e ilustrações de sinalização poderão ser graduais, de acordo com a necessidade de manutenção ou de  criação de novas sinalizações.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?