CLDF aprova licença por cólicas intensas, aposentadoria materna e mais projetos
Projetos de lei para ampliar direitos às mulheres foram aprovados em segundo turno e vão para sanção do governador Ibaneis Rocha
atualizado
Compartilhar notícia
Deputados distritais aprovaram uma série de projetos de lei que ampliam os direitos das mulheres do Distrito Federal, na sessão desta quarta-feira (12/4). Textos como um que garante licença a servidoras com sintomas graves associados ao fluxo menstrual e outro que prevê aposentadoria por cuidados maternos foram aprovados em segundo turno. Os documentos agora seguem para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).
Entre os destaques, o Projeto de Lei Complementar n° 12/2023, de autoria do deputado Max Maciel (Psol), prevê licença de até três dias consecutivos, a cada mês, para servidoras públicas que enfrentem sintomas graves associados ao fluxo menstrual, após homologação pela medicina do trabalho ou ocupacional.
O texto ressalta que cerca de 15% das mulheres enfrentam cólicas intensas, que chegam a prejudicar a rotina de trabalho. Outro projeto aprovado em segundo turno foi o Projeto de Lei Complementar nº 13/2023, do distrital Fábio Felix (Psol), que trata da aposentadoria para mulheres com mais de 60 anos por cuidados maternos.
O texto prevê a aposentadoria, com um valor de um salário mínimo, para a mulher que tenha filhos e não possua os anos de contribuição necessários para as demais formas de aposentadoria previstas na legislação.
Veja outros projetos aprovados em segundo turno nesta quarta-feira:
- PL nº 3062/2022, de autoria do deputado Chico Vigilante (PT). O projeto dispõe sobre a concessão de benefício de proteção socioeconômica temporária às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar que vivem em situação de vulnerabilidade no DF.
- PL nº 159/2023, de autoria do deputado Ricardo Vale (PT). O projeto institui mecanismo para coibição da violência contra a mulher.
- PL nº 2020/2021, de autoria do deputado Iolando (MDB). O projeto institui o programa de exame de mamográfia móvel, o Mamóvel.
- PL nº 161/2023, de autoria do deputado Rogério Morro da Cruz (PMN) e doutora Jane (Agir). O projeto institui o programa SOS Mulher, dentro do Plano DF Social.
- PL nº 175/2023, de autoria do deputado Martins Machado (Republicanos). O projeto institui diretrizes para o incentivo às mulheres na construção civil. Aprovado em primeiro turno.
- PL nº 172/2023, de autoria do deputado Martins Machado (Republicanos). O projeto dispõe sobre diretrizes dos direitos das mulheres trabalhadoras do setor primário.
- PL nº 179/2023, de autoria do deputado Pastor Daniel de Castro (PP). O projeto cria o programa intitulado “Mulher em Evidência”, nas redes de ensino pública e privada do DF.
- PL nº 180/2023, de autoria do deputado Pastor Daniel de Castro (PP). O projeto institui o Código de Defesa da Mulher.
- PL nº 230/2023, de autoria do deputado Wellington Luiz (MDB). O projeto fixa diretrizes para a instituição do programa “Paz na Família”.
- PL nº 225/2023, de autoria da deputada Doutora Jane (Agir). O projeto cria o comitê de proteção à mulher.
- PL nº 228/2023, de autoria da deputada Doutora Jane (Agir). O projeto institui o programa “Educa por Elas” no âmbito do sistema de ensino do DF.