metropoles.com

CLDF aprova lei que prevê gratificação de até 40% a servidores do Detran

Segundo o projeto, servidores das carreiras atividades de trânsito e policiamento e fiscalização de trânsito serão beneficiados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tony Oliveira/Agência Brasília
Fiscalização Detran-DF
1 de 1 Fiscalização Detran-DF - Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Deputados Distritais aprovaram, nesta terça-feira (26/11), o Projeto de Lei (PL) de número 1441 que institui a gratificação por habilitação das carreiras de atividades de trânsito e policiamento e fiscalização de trânsito do quadro de pessoal do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran- DF).

Segundo o texto do PL, de autoria do Poder Executivo, a gratificação será paga a servidores que têm “títulos, diplomas ou certificados obtidos mediante conclusão de cursos de graduação, de segunda graduação, de especialização com carga horária mínima de 360h, de mestrado e de doutorado, reconhecidos pelo Ministério da Educação”.

A gratificação será calculada – entre 15% a 40% – sobre o vencimento básico correspondente ao padrão em que o servidor esteja posicionado, nos seguintes percentuais:

Imagem em preto em branco de um documento - Metrópoles

“Cursos de especialização, mestrado e doutorado somente serão considerados” quando tiverem “relação com as atribuições do cargo ocupado pelo servidor”, diz o texto. Além disso, segundo o projeto, “em nenhuma hipótese, o servidor receberá cumulativamente o valor de mais de um título entre os previstos”.

Uma outra determinação apresentada na proposição veda o pagamento das gratificações “quando o título ou certificado exigido para o pagamento do benefício for o mesmo utilizado para dar cumprimento ao edital do concurso de ingresso no cargo ocupado pelo servidor da respectiva carreira”.

A instituição da gratificação criada pelo projeto, extingue “o direito à percepção da Gratificação de Titulação (GTIT)”. Conforme a redação da proposição, os servidores das carreiras beneficiadas, “inclusive os aposentados e pensionistas, que já percebem a GTIT”, usufruirão automaticamente a Gratificação de Habilitação no percentual equivalente ao regramento estabelecido.

As gratificações criadas pelo projeto – sobre as quais incidem os descontos previdenciários –, compõe os proventos de aposentadoria dos servidores e pensionistas.

Aumento para outras carreiras

Durante as votações que ocorreram no Plenário da Casa nesta terça-feira (26/11), estão os Projetos de Lei (PL) de número 1433 e Complementar (PLC) de número 60, que concedem aumento de 16% – a serem pagas em duas parcelas anuais, sendo uma em 2025 e outra em 2026 – a carreiras de outros dois órgãos.

As carreiras beneficiadas são as seguintes: apoio às atividades jurídicas do DF e procurador do DF, ambas da Procuradoria-Geral do DF.

A carreira de apoio à assistência judiciária, da Defensoria Pública, também foi beneficiada.

Aprovados na CLDF, o projetos seguem para sanção do chefe do Executivo local.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?