metropoles.com

CLDF aprova em 1º turno PL que obriga presos a pagar por tornozeleira

Segundo autor da proposta, atualmente cofres públicos gastam em média R$ 650 por mês para cada monitorado eletronicamente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto / Metrópoles
Tornozeleira eletrônica
1 de 1 Tornozeleira eletrônica - Foto: Hugo Barreto / Metrópoles

Deputados distritais aprovaram em 1º turno projeto obrigando pessoas condenadas e monitoradas por tornozeleira eletrônica a pagarem pelos equipamentos.

Nessa terça-feira (27/4), a Câmara Legislativa chancelou o Projeto de Lei (PL) nº 670 de 2019, proposto pela deputado distrital Claudio Abrantes (PDT).

“É um escárnio com a sociedade como um todo que o Estado siga pagando para que as pessoas com grande poder aquisitivo possam desfrutar do benefício. O projeto não penaliza as pessoas de baixa renda”, afirmou Abrantes.

O projeto agora segue para votação em 2º turno no plenário da Casa. Caso seja aprovado, o texto vai para análise do governador Ibaneis Rocha (MDB), podendo ser sancionado ou vetado.

“O sistema de monitoramento é caro, e não é justo que todos nós tenhamos de arcar pela utilização por pessoas que têm condições de pagar por ela”, argumentou Abrantes.

Segundo o parlamentar, o monitoramento com tornozeleira eletrônica de cada pessoa, por mês, custa em média R$ 650. Caso a proposta seja aprovada, o valor cobrado será definido pelo Governo do Distrito Federal (GDF).

Pelo texto, a inadimplência acarretará a inscrição do débito na dívida ativa, com possibilidade de cobrança judicial. O dinheiro pago será investido no Fundo Penitenciário do Distrito Federal (Funp-DF).

De acordo com Abrantes, o projeto foi aprimorado pela CLDF e, por isso, pessoas carentes não precisão pagar pelo dispositivo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?