metropoles.com

CLDF aprova em 1º turno direito de garis de usarem banheiros no DF

Projeto determina multa de R$ 500 para quem impedir o acesso dos profissionais de limpeza pública em estabelecimentos privados e privados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Garis
1 de 1 Garis - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Garis caminham para ganhar o direito de terem acesso gratuito a banheiros de bares, lanchonetes, restaurantes, hotéis, shoppings, entre outros estabelecimentos do Distrito Federal.

Nesta terça-feira (23/3), a Câmara Legislativa (CLDF) aprovou, em 1º turno, o Projeto de Lei nº 1.386, de 2020, proposto pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT). O texto garante acesso aos banheiros.

Segundo Vigilante, o projeto garante dignidade à categoria. “O que lamento muito é que em pleno século 21 é preciso se criar uma lei para permitir que os seres humanos usem um banheiro”, pontuou.

Em 2020, a população ficou escandalizada com o episódio em que garis foram impedidos de fazer uma refeição em um estabelecimento na Asa Sul.

O projeto foi aprovado junto com emenda proposta pelo deputado distrital Roosevelt Vilela (PSB). O texto amplia o direito ao acesso nas instalações sanitárias da administração pública.

A proposta inicial sugere multa de R$ 500 por ocorrência. No entanto, após conversas com empresários, o parlamentar decidiu reduzir o valor.

Na avaliação da deputada distrital Júlia Lucy (Novo), o projeto é inconstitucional e gera mais despesas para os empreendedores. Segundo a parlamentar, caso seja aprovada, ela será questionada judicialmente.

O PL segue para votação em 2º turno na Câmara. Caso seja aprovado, irá para apreciação do governador Ibaneis Rocha (MDB). O chefe do Executivo local poderá sancionar ou vetar a proposta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?