CLDF aprova criação de centros para tratamento de sequelas da Covid
Unidades irão oferecer diversos serviços como fisioterapia respiratória para pacientes voltarem a respirar sem apoio de aparelhos
atualizado
Compartilhar notícia
Os deputados distritais aprovaram projeto de lei que prevê a criação Centros Integrados de Reabilitação (CEIR) para tratar pacientes curados do Covid-19, mas vítimas de sequelas da doença.
O Projeto de Lei nº 1.713/2021, proposto por José Gomes (sem partido), foi aprovado em 2º turno pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) nesta quarta-feira (31/3). O texto segue para análise do governador Ibaneis Rocha (MDB), podendo ser sancionado ou não.
Para o distrital, a cura das sequelas é vital para a recuperação da qualidade de vida dos sobreviventes da Covid-19. “É importante que a rede pública ofereça centros como esses para ajudar na recuperação de pacientes. Muitos não têm condições financeiras de pagar por isso. Esse centros serão compostos por uma equipe multidisciplinar, pois as sequelas são bem diferenciadas entre as pessoas que contraíram a doença”, pontuou Gomes.
Segundo o projeto, os centros vão disponibilizar serviços de fisioterapia respiratória e motora, cardiologia, fonoaudiologia, clínica médica, pneumologia, reumatologia, psicologia, psiquiatria e assistência social.
De acordo com Gomes, alguns pacientes recuperados de Covid-19 precisam aprender a respirar novamente, sem ajuda de aparelhos.
Caso seja sancionado, o Governo do Distrito Federal (GDF) poderá realizar convênios diretamente com a iniciativa privada ou através do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF), para garantir a implementação dos centros.