metropoles.com

CLDF aprova criação da Universidade do Distrito Federal

Nova instituição de ensino pública será ficará sob a tutela da Secretaria de Educação. Projeto agora segue para a sanção do governador

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Plenário da CLDF
1 de 1 Plenário da CLDF - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Câmara Legislativa (CLDF) aprovou nesta quarta-feira (23/6) o projeto de lei autorizando a criação da Universidade do Distrito Federal (UnDF).

A proposta havia sido elaborada GDF, como Projeto de Lei Complementar nº 34, de 2020, mas a Casa aprovou um substitutivo, organizado pela deputada distrital Arlete Sampaio (PT), na Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC). O texto passou emendas dos parlamentares.

“A prioridade da Comissão de Educação, Saúde e Cultura foi debater o projeto da criação da universidade do DF. Promovemos três audiências públicas extremamente qualificadas. Estamos entregando hoje, como CESC, um projeto que é muito melhor e mais completo do que o que foi enviado pelo governo do DF. Como presidenta da CESC, fico muito contente e parabenizo o governador Ibaneis Rocha pelo envio do texto à CLDF e pela coragem de construir uma universidade distrital para a população”, comentou Arlete.

Segundo o PLC, a UnDF ficará sob a tutela da Secretaria de Educação do DF. O reitor e o vice-reitor serão escolhidos por meio de eleição. A partir do resultado das urnas, o governador do DF fará a nomeação. O mandato será de quatro anos, com possibilidade de recondução.

A UnDF poderá atuar em todos os campos do conhecimento, cujas áreas de excelência interessem aos seus programas e projetos, enfatizando as seguintes áreas:

I– Ciências Humanas, Cidadania e Meio Ambiente;
II – Gestão Governamental de Políticas Públicas e de Serviços;
III – Educação e Magistério;
IV – Letras, Artes e Línguas Estrangeiras Modernas;
V – Ciências da Natureza e Matemática;
VI – Educação Física e Esportes;
VII – Segurança Pública e Defesa Social;
VIII – Engenharias e Áreas Tecnológicas de Setores Produtivos;
IX – Arquitetura e Urbanismo;
X – Ciências da Saúde.

A UnDF será custeada pelo DF. Por isso, o Poder Executivo deverá encaminhar, em até 180 dias da publicação desta lei, um projeto a ser votado na Câmara Legislativa para garantir vinculação mínima anual para despesas da nova instituição de ensino público.

O quadro de pessoal será formado por servidores públicos contratados por concurso público. A universidade também poderá receber docentes cedidos de outra unidades da federação e contratar profissionais temporários.

O texto estabelece um quadro inicial de 68 cargos, com salários base entre R$ 2.245,00 até R$ 13.929. O texto segue para análise do governador Ibaneis Rocha (MDB).

Veja o substitutivo:

PLC – UnDF by Metropoles on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?