metropoles.com

CLDF altera regimento e Lei Orgânica para antecipar eleição interna

A manobra visa garantir o acordo entre os parlamentares para manter presidente e o vice-presidente da Casa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IGO ESTRELA/METRÓPOLES @igoestrela
Câmara Legislativa do Distrito Federal CLDF aprova o projeto de Lei Complementar que institui o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília PPCUB – metrópoles4
1 de 1 Câmara Legislativa do Distrito Federal CLDF aprova o projeto de Lei Complementar que institui o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília PPCUB – metrópoles4 - Foto: <p>IGO ESTRELA/METRÓPOLES<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta quarta-feira (7/8), uma série de alterações no regimento interno da Casa e na própria Lei Orgânica para antecipar a eleição da Mesa Diretora.

A regra, até então vigente na lei máxima da capital federal, determinava que a chefia da CLDF fosse eleita na primeira quinzena de dezembro para a gestão do segundo biênio (no caso, 2025 a 2026). Mas com a aprovação da Proposta de Emenda à Lei Orgânica de número 14, foi retirado da lei o “momento da eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio, deixando que a matéria seja tratada apenas no Regimento Interno da CLDF”.

Com a alteração na lei máxima do DF, a segunda modificação ocorreu por meio do Projeto de Resolução de número 43. Agora, fica permitido, mediante acordo dos Líderes, a eleição em data anterior ao período anteriormente mencionado.

Além disso, a alteração no regimento interno também visa criar a comissão de saúde, “com redistribuição das matérias sobre servidores públicos e órgãos públicos por todas as comissões de mérito”.

A manobra visa garantir o acordo entre os parlamentares para manter Wellington Luiz (MDB) presidente da Casa e Ricardo Vale (PT) na função de vice-presidente.

A negociação também inclui a escolha de Paula Belmonte (Cidadania) para o cargo de segunda-vice-presidente da CLDF. Robério Negreiros (PSD) seria eleito quarto-secretário. Esses dois cargos foram criados recentemente.

Em maio de 2024, a CLDF aprovou a ampliação de cinco para sete integrantes da Mesa Diretora. Cada um possui uma estrutura com diversos cargos comissionados, que abrigam aliados políticos dos deputados

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?