A segunda edição do Edtech Meetup vai reunir startups do Distrito Federal que trabalham com educação para discutir oportunidades e desafios do setor. O evento ocorre a partir das 19h desta terça-feira (26/9) no W3 Works, espaço de coworking na 512 Sul.
Os temas escolhidos para o encontro são aprendizagem adaptativa, descentralização do ensino e gameficação da aprendizagem.
3 imagens
1 de 3
Samir, CEO da Qranio, irá discutir processos de gameficação em sistemas de aprendizagem
2 de 3
Pedro Alburquerque, pós-doutor em Machine Learning, vai falar sobre aprendizagem adaptativa: união entre empreendedorismo e academia.
3 de 3
Dario Joffily, da Perestroika, escola livre que busca renovação do setor educacional no Brasil, discutirá a descentralização do ensino
Segundo os organizadores, o evento surgiu da necessidade de fortalecer o ecossistema das edtechs – termo para empresas com base tecnológica no setor de educação – em Brasília. “Existe uma revolução iminente no setor educacional e as edtechs são protagonistas dessa mudança. Não se sabe ainda quais são os rumos exatos da aprendizagem, mas muitas iniciativas estão adequando o setor à era digital”, aponta Camila Chagas, uma das idealizadoras do encontro.
Samir Iásbeck, CEO da Qranio, é um dos palestrantes confirmados e irá falar sobre gamificação na aprendizagem. A empresa de base tecnológica, apoiada pela Launchpad Accelerator, da Google, apresenta soluções de aprendizagem por meio de games e, em 2014, foi avaliada em R$ 20 milhões.
Sobre descentralização do ensino e aprendizagem adaptativa nomes brasilienses compõe os apresentadores. Dario Joffily, diretor da Perestroika, escola livre de criatividade, compartilhará as experiências de ensino que subvertem a relação professor-aluno. Já o professor da Universidade de Brasília (UnB) Pedro Alburquerque falará sobre as metodologias de personalização e automatização de roteiros de estudo.
O evento é organizado pela Estudologia, plataforma on-line de ferramentas integradas de estudo que ajudam estudantes a aprenderem com inteligência artificial, e pela NewCap, startup que promove cursos e experiências criativas para o desenvolvimento de competências socioemocionais para crianças e adolescentes.
Para entender a fase desse mercado candango, a Estudologia mapeou o setor em Brasília. Confira as os negócios que entraram no radar da empresa:
22 imagens
1 de 22
Plataforma de agendamento de aulas particulares para alunos do ensino fundamental e médio, por meio de aplicativo ou site. Fase: tração | Público: fundamental, médio
2 de 22
Escola de gastronomia on-line para disseminar a gastronomia e criar uma comunidade engajada e apaixonada pelo assunto. Fase: mercado | Público: infantil, fundamental, médio, adulto, corporativo
3 de 22
Escola pública on-line com uso de inteligência artificial para ensino adaptativo e personalizado em cada área de conhecimento. Fase: prototipação | Público: fundamental, médio, adulto
4 de 22
Plataforma de conversação para contribuição para reconstrução da vida de refugiados e auxiliar na prática de idiomas. Fase: ideação | Mercado: médio, adulto, corporativo
5 de 22
Cursos e experiências criativas para o desenvolvimento de competências socioemocionais para crianças e adolescentes. Fase: mercado | Público: fundamental
6 de 22
Modular: Aplicativo de aulas particulares projetadas de acordo com o ritmo, o objetivo e o estilo de aprendizagem do estudante. Fase: mercado | Público: médio, superior
7 de 22
Plataforma de intermediação de cursos que busca conectar aqueles que querem aprender com aqueles que querem ensinar. Fase: mercado | Público: adulto
8 de 22
Espaço que prepara jovens e crianças para enfrentar os desafios do século 21. Fase: Mercado | Público: fundamental
9 de 22
Plataforma on-line com ferramentas integradas de estudo que ajudam estudantes a aprenderem mais e melhor com inteligência artificial. Fase: Prototipação | Público: médio, adulto
10 de 22
Plataforma de conteúdos educativos. Solução conveniente e rentável para professores ajudarem alunos de forma rápida e acessível. Fase: Mercado | Público: Fundamental, médio, adulto
11 de 22
Escola de habilidades em gestão, com experiências de aprendizado presenciais ou digitais para desenvolver competências práticas. Fase: prototipação | Público: adulto, corporativo
12 de 22
Plataforma com metodologia própria para alfabetização de adultos à distância e uma ferramenta de apoio à alfabetização infantil. Fase: prototipação | Público: infantil, adulto, corporativo
13 de 22
Plataforma de recrutamento, treinamento e capacitação de profissionais no segmento de comunicação, criatividade e TI. Fase: tração | Público: médio, adulto, corporativo
14 de 22
Empresa focada no desenvolvimento do mercado industrial, por meio de consultorias, cursos e técnicas de engenharia. Fase: mercado | Público: adulto, corporativo
15 de 22
Instituição para a transformação de mentalidade, por meio da aplicação prática de ferramentas digitais no cotidiano das empresas e escolas. Fase: Mercado | Público: infantil, fundamental, médio, adulto, corporativo
16 de 22
Atua para abrir os olhos das pessoas, ajudando-as a se aproximar da plenitude. Fase: prototipação | Público: superior, adulto, corporativo
17 de 22
Empreendimento para promover a interação entre pessoas e instituições com as novas tecnologias no mercado. Fase: ideação | Público: adulto e corporativo
18 de 22
Empresa de desenvolvimento de PC Desktop de alta eficiência e baixo índice de falhas para uso educacional e corporativo. Fase: mercado | Público: fundamental, médio, adulto, corporativo
19 de 22
Escola aberta para o ensino e para a prática de inovação, unindo tecnologia e criatividade em experiências transformadoras. Fase: prototipação | Público: superior, adulto, corporativo
20 de 22
Plataforma para facilitar o dia a dia escolar e melhorar a comunicação entre escola, alunos e responsáveis. Fase: prototipação | Público: fundamental, médio, adulto
21 de 22
Sistema de gestão educacional gameficado voltado para a motivação, a qualidade de ensino e a fidelização. Fase: Ideação | Público: infantil, fundamental, médio
22 de 22
Suíte de aplicativos de apoio ao ambiente escolar, com processos totalmente eletrônicos, que reduzem o uso de materiais naturais. Fase: prototipação | Público: infantil, fundamental, médio