Robô da Nasa encontra rocha em formato de “rosquinha” em Marte
O registro foi feito pelo robô Perseverance, durante missão em Marte. Formato curioso de “rosquinha” é provocado por erosão, explica Nasa
atualizado
Compartilhar notícia
Durante missão em Marte, o robô Perseverance, da Nasa, se deparou com uma formação rochosa que chamou a atenção pelo formato inusitado. A agência espacial norte-americana encontrou uma rocha em formato de “rosquinha”. A imagem foi divulgada nessa quinta-feira (29/6).
Em comunicado oficial, o Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa explicou que o formato curioso pode ser resultado de um processo de erosão de uma rocha menor, ou de várias na região.
“Como resultado desse processo, uma cavidade foi formada, que, posteriormente, foi ampliada pela ação do vento”, aponta o texto.
De acordo com a Nasa, essas estruturas são formadas ao longo do tempo, com a ajuda do vento, que vai esculpindo as rochas. No caso de Marte, as rajadas de ar podem provocar fortes tempestades de areia de mais de 90 km/h.
A foto foi feita em 22 de junho na Cratera Jezero, durante missão do robô Perseverance no planeta. O registro ocorreu a cerca de 100 metros de distância da “rosquinha”. A máquina, no entanto, está em solo marciano desde fevereiro de 2022 para o Programa de Exploração de Marte da Nasa.
O projeto foi pensado pela agência norte-americana para analisar a história dos processos geológicos que fizeram de Marte o planeta que é hoje, assim como encontrar sinais de que o local já tenha hospedado algum tipo de vida. A missão também faz registros da geologia marciana para ajudar em uma futura viagem tripulada.
Em 1º de junho, o robô celebrou 100 dias marcianos (ou sóis) de missão. A criação da Nasa tem potencial para operar por até um ano de Marte, cerca de dois anos terrestres.