metropoles.com

Parceria quer ajudar no descarte correto de TVs analógicas no DF

Todos os anos, cerca de 1,4 milhão de tonelada de aparelhos eletrônicos é descartada e vai para o lixo no Brasil, de acordo com relatório da ONU

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
2016-06-13_10-09-02
1 de 1 2016-06-13_10-09-02 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O fim do sinal de televisão analógico deve provocar uma escala de descarte das TVs de tubo, aquelas com o fundo maior que, há muito tempo, estão fora do mercado e não são compatíveis com o sinal digital. Por isso, preocupado com o descarte indevido do aparelho, a organização não governamental (ONG) Programando o Futuro e a Seja Digital – responsável pela migração do sinal analógico para digital – firmam parceria, na terça-feira (14/6) para o descarte corretos aparelhos.

Todos os anos, cerca de 1,4 milhão de tonelada de aparelhos eletrônicos é descartada e vai para o lixo no Brasil, de acordo com relatório da Organização das Nações Unidas (ONU). Isso acontece porque, em muitos casos, o conserto desses equipamentos, como computadores e televisores antigos, pode custar tão caro quanto um aparelho novo. O problema é que os tubos dos televisores são compostos por muitos elementos extremamente poluentes, como os metais chumbo, cádmio, mercúrio e berílio.

Até dezembro de 2018, quando todo o Brasil terá o sinal da TV analógica substituído pelo sinal da TV digital, o volume de equipamentos descartados deve aumentar consideravelmente. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 15 milhões de domicílios em todo o Brasil ainda utilizam apenas a TV Analógica (tela plana ou tubo).

“A parceria com a ONG Programando o Futuro irá nos ajudar a promover a conscientização do descarte adequado dos equipamentos obsoletos quando as famílias de Brasília substituírem suas TVs por aparelhos mais novos”, afirma Antonio Carlos Martelletto, diretor geral da Seja Digital.

A ONG Programando o Futuro, em parceria com a Seja Digital, lançará a campanha Minha Velha Nova TV, que tem 35 pontos de coleta de lixo eletrônico no Distrito Federal e regiões próximas. Os equipamentos recolhidos serão restaurados e doados a famílias carentes ou destinados para a reciclagem.

Os locais para descartes serão anunciados, nesta terça-feira (15), durante o evento de anúncio da parceria.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?