Câmara dos Deputados oferece curso grátis de programação para leigos
Curso sobre a linguagem Pyton foi ministrado na manhã desta quinta-feira (16/8) no LabHacker da Casa e está disponível em canal no YouTube
atualizado
Compartilhar notícia
O LabHacker da Câmara dos Deputados ofereceu na manhã desta quinta-feira (16/8) um curso de programação para que leigos no assunto aprendessem a tratar dados na linguagem de programação Pyton, utilizada por mai de 6 milhões de profissionais ao redor do mundo. As aulas tiveram três horas de duração e foram ministradas pelo experiente professor e programador Marcus Guimarães.
Essa é a terceira edição do curso básico de Pyton para amadores e, pela primeira vez, foi transmitida ao vivo pela internet. Quem não conseguiu ver ao vivo, ainda pode assistir à aula pelo canal do LabHacker no YouTube. A iniciativa teve o apoio da Câmara dos Deputados, da Secretaria de Transparência do Senado, do Observatório Social de Brasília e da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Antes de iniciar o curso, o professor ensinou a baixar o interpretador da linguagem Pyton e o pacote de instalação Anaconda, que reúne mais de mil bibliotecas de data science (ciência de dados) e machine learning (aprendizagem de máquinas). O software está disponível para os sistemas operacionais Windows, Linux e Mac OS e podem ser baixados por meio do site da organização.
Para exemplificar as possibilidades do tratamento de dados na vida do cidadão, o professor Marcus Guimarães utilizou informações sobre cirurgias realizadas no DF, disponíveis no Portal de Dados Abertos do GDF, em 2017. Por meio do Pyton, é possível extrair, com detalhes, os tipos, a região, os hospitais e a complexidade das cirurgias realizadas no recorte temporal definido.
Conheça o projeto
O LabHacker é um espaço de liberdade para experimentos e aprendizagem, onde o erro é permitido em busca da inovação, do olhar fora do convencional. No ambiente, são feitos testes de usabilidade para produtos e serviços, com foco no interesse do cidadão. Também há oportunidade para experimentar ferramentas e debater o uso de novas tecnologias para disseminar as melhores práticas.