metropoles.com

Câmara dos Deputados oferece curso grátis de programação para leigos

Curso sobre a linguagem Pyton foi ministrado na manhã desta quinta-feira (16/8) no LabHacker da Casa e está disponível em canal no YouTube

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Facebook/Reprodução
Screenshot_1101
1 de 1 Screenshot_1101 - Foto: Facebook/Reprodução

O LabHacker da Câmara dos Deputados ofereceu na manhã desta quinta-feira (16/8) um curso de programação para que leigos no assunto aprendessem a tratar dados na linguagem de programação Pyton, utilizada por mai de 6 milhões de profissionais ao redor do mundo. As aulas tiveram três horas de duração e foram ministradas pelo experiente professor e programador Marcus Guimarães.

Essa é a terceira edição do curso básico de Pyton para amadores e, pela primeira vez, foi transmitida ao vivo pela internet. Quem não conseguiu ver ao vivo, ainda pode assistir à aula pelo canal do LabHacker no YouTube. A iniciativa teve o apoio da Câmara dos Deputados, da Secretaria de Transparência do Senado, do Observatório Social de Brasília e da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Antes de iniciar o curso, o professor ensinou a baixar o interpretador da linguagem Pyton e o pacote de instalação Anaconda, que reúne mais de mil bibliotecas de data science (ciência de dados) e machine learning (aprendizagem de máquinas). O software está disponível para os sistemas operacionais Windows, Linux e Mac OS e podem ser baixados por meio do site da organização.

Para exemplificar as possibilidades do tratamento de dados na vida do cidadão, o professor Marcus Guimarães utilizou informações sobre cirurgias realizadas no DF, disponíveis no Portal de Dados Abertos do GDF, em 2017. Por meio do Pyton, é possível extrair, com detalhes, os tipos, a região, os hospitais e a complexidade das cirurgias realizadas no recorte temporal definido.

Conheça o projeto
O LabHacker é um espaço de liberdade para experimentos e aprendizagem, onde o erro é permitido em busca da inovação, do olhar fora do convencional. No ambiente, são feitos testes de usabilidade para produtos e serviços, com foco no interesse do cidadão. Também há oportunidade para experimentar ferramentas e debater o uso de novas tecnologias para disseminar as melhores práticas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?