Equipe do DF é vice-campeã em campeonato internacional de robótica
A LegoField foi a única concorrente do DF no torneio que aconteceu em Bath, no Reino Unido, entre os dias 21 e 25 de junho
atualizado
Compartilhar notícia
Os alunos do Sesi Gama fizeram bonito em Bath, no Reino Unido, na última semana. A equipe LegoField, de estudantes brasilienses, conquistou o segundo lugar no Campeonato Aberto Europeu de Robótica First Lego League (FLL). O único grupo do Distrito Federal subiu ao pódio com o projeto “The Walking Pets”, que oferece mecanismos para auxiliar a locomoção de animais deficiência física.
De acordo com informações do Sistema Fibra, a equipe recebeu o troféu Champions Award. A premiação é concedida aos três conjuntos que melhor se adaptaram ao campeonato, a partir dos resultados alcançados sob o “espírito” da FLL.A LegoField é formada por sete estudantes: Ana Claudia Alves Negri, 14 anos; Catharina Farias de Lima, 15; Gabriel Álex de Almeida Serejo, 17; Isabelle Silva Rocha, 11; Lucas Alves Sampaio, 15; Matheus Queiroz de Assis, 15, e Wallesca Maysa Pessoa Borges, 16. Durante a competição, os alunos foram acompanhados pelo técnico da equipe, Atos Reis, e pela coordenadora pedagógica do Sesi Gama, Elisângela Machado.
Todo esse histórico de vitórias foi graças a um belo trabalho de pesquisa, muita dedicação aos robôs e uma grande integração entre os competidores. Levar esse troféu para o Brasil era tudo o que queríamos.
Atos Reis, técnico da LegoField
Confira algumas imagens da Equipe:
Únicos brasilienses
Para o Brasil, estavam reservadas apenas nove vagas. A LegoField se consagrou como única representante do Distrito Federal, no início do ano na etapa realizada em Taguatinga, com a criação de uma plataforma em que donos de animais com problemas de locomoção podem desenvolver órteses.
Segundo Aline Reis, assessora de Imprensa do Sesi e do Senai-DF, a equipe chegou até o projeto “The Walking Pets” após um trabalho de observação em feiras de doação de animais. Os alunos perceberam que, apesar das muitas tentativas de adoção de bichos com deficiência física, o público ainda desconhece ações aplicadas em larga escala e de forma gratuita para o tratamento e cuidado desses animais.
Eles constataram que a deficiência mais encontrada entre os pets era a paralisia de membros. Foi observado também que nas feiras de adoção apenas 10% do total de bichinhos escolhidos tinham algum tipo de deficiência motora. Desde então, foram produzidas dezenas de órteses no DF.
Robótica no Sesi-DF
A escola do Sesi oferece a todos os alunos brasilienses do 6º ano ao Ensino Médio a opção de fazer robótica no horário contrário ao período de aulas. Para mais informações sobre os cursos do Sesi-DF, especialmente os ensinamentos em robótica, basta entrar em contato com a Central de Atendimento da instituição pelos telefones:
Sesi Sobradinho (61) 3484-9617
Sesi Taguatinga (61) 3484-9617
Sesi Gama (61) 3484-9617