Claro inaugura loja conceito e foca na experiência do cliente
Operadora aposta em atendimento diferenciado e layout mais convidativo para consumidores interagirem com produtos e serviços da marca
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de reformular a oferta de planos, disponibilizando ligações ilimitadas para qualquer operadora, a Claro passa a focar nos pontos de venda para atrair usuários da concorrência e ganhar espaço no mercado. A empresa lançou nesta quinta-feira (31/8) uma nova loja conceito no ParkShopping, voltada para uma melhor experiência do consumidor.
Com design diferenciado, que privilegia a degustação de todos os produtos oferecidos pelo grupo, como TV por assinatura (Net), telefonia fixa (Embratel) e, óbvio, serviços de telefonia móvel, a loja valoriza a experimentação. As vitrines antigas, abarrotadas de celulares no mostruário, dão lugar a um espaço mais convidativo e aconchegante, onde os clientes podem circular mais livremente.
Outras unidades com esse tipo de layout já foram inauguradas em capitais como São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre. “Durante seis meses, fizemos uma série de pesquisas e estudamos a fundo a jornada do cliente. A ideia é proporcionar uma loja convidativa, onde o consumidor consiga ter acesso a um atendimento fim-a-fim”, explica Maria Clara Montenegro, diretora de canais diretos da empresa.
Além de poder navegar no Wi-Fi disponível no local, o usuário pode ser atendido e efetuar o pagamento na própria mesa do funcionário, sem precisar se deslocar até o caixa. Também houve uma redução de gastos com papéis e todos os funcionários passaram por treinamento para traduzirem o novo conceito aos visitantes.
A mudança vem gerando resultado. Na unidade do Morumbi Shopping, em São Paulo, local onde o conceito foi lançado pela primeira vez, em novembro de 2016, o aumento de vendas foi de 30%, segundo Leandro de Mattos Bueno, diretor de consumo da operadora. A expectativa é encerrar o ano com 150 lojas conceitos em funcionamento em todo o país.
Mercado
De olho no primeiro lugar da telefonia móvel, a Claro vem investindo para aumentar a fatia no mercado. A empresa espera ampliar a cobertura de 4G no DF e fechar 2017 com 124% a mais de antenas instaladas. Também pretende levar o 4,5G, tecnologia lançada em abril e que garante uma velocidade de internet móvel oito vezes superior que a da geração anterior, para 100% da região.
Para atrair a atenção do consumidor, a operadora lançou uma oferta exclusiva para o DDD 61. Nos próximos 30 dias, o usuário que fizer a portabilidade para o plano pós-pago com 5 GB de dados e ligações gratuitas receberá um desconto de 50% na fatura: de R$ 99,99 para R$ 49,99.
A Claro é líder no Distrito Federal, com 39,2% de market share, contra 24,8% da Vivo e 19,9% da Tim. No entanto, no cenário nacional, a empresa cai para terceira posição (24,89%), atrás da Vivo (30,70%) e Tim (25,12%).