Cientistas encontram planeta do tamanho da Terra que “se move como relógio”
Apelidado de “Planeta Pi”, o corpo celeste demora apenas 3,14 dias para dar uma volta completa em seu Sol
atualizado
Compartilhar notícia
Astrônomos de diversos países anunciaram, nessa segunda-feira (21/9), a descoberta de um planeta do tamanho da Terra e que gira ao redor de sua estrela a cada 3,14 dias. A equipe de cientistas é liderada pela Massachusetts Institute of Technologi (MIT), nos Estados Unidos.
A esfera, chamada de “Planeta Pi” em referência ao cálculo matemático que utiliza a letra grega “π” e cujo valor é 3,14, já chamava atenção dos pesquisadores desde 2017.
A princípio, não houve comentários a respeito do planeta até que, neste ano, os astrônomos confirmaram que se tratava de uma esfera como a Terra, que orbita uma estrela assim como nós orbitamos o Sol.
No entanto, ao passo que levamos 365 dias para dar um giro em torno da nossa estrela, o “Planeta Pi” leva somente 3,14 dias. Além disso, o Sol do mundo tem massa equivalente a um quinto do nosso.
“O planeta se move como um relógio”, declarou Prajwal Nitaula, o autor do estudo, publicado no Astronomical Journal. Apesar do Sol pequeno, a órbita de “Pi” é estreita, de modo que a esfera chega muito próxima da estrela.
Assim, de acordo com os pesquisadores, o K2-315b, como também é conhecido, pode não ser um bom candidato à vida, já que a temperatura na superfície pode chegar a 176°C.
No entanto, os astrônomos informaram que mais estudos serão realizados a respeito do planeta a fim de comprovar ou não qualquer possibilidade de vida.