metropoles.com

Brasil é 8º mercado de telecomunicações, mas só tem 5% de conexões 5G

Pesquisa foi apresentada na Futurecom 2023, em São Paulo. Especialistas dizem que “chave precisa ser virada no Brasil”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Torres/Metrópoles
Conectividade, inovação, inteligência artificial e cibersegurança 2
1 de 1 Conectividade, inovação, inteligência artificial e cibersegurança 2 - Foto: Felipe Torres/Metrópoles

Conectividade, inovação, inteligência artificial e cibersegurança estão entre alguns dos principais temas apresentados na Futurecom 2023, o maior evento de tecnologia e telecomunicações da América Latina. O encontro ocorreu entre os dias 3 e 5 de outubro, na Expo São Paulo, localizada na capital paulista.

Uma pesquisa, divulgada no evento pela Omdia, apontou que o Brasil é o 3º maior mercado de telecomunicações das américas e ocupa a 8ª posição no mundo. No país, apenas 5,3% das conexões são 5G. Mundialmente, a tecnologia atingiu 1,4 bilhão de conexões no 2º trimestre de 2023 ─ deste total, apenas 11,4 milhões estão no Brasil.

“No 5G, as teles investiram muito na construção das redes, agora é a hora de focar em inovação na parte de serviços. Essa virada de chave precisa acontecer”, destaca Ari Lopes, gerente sênior da Omdia.

A ampliação do setor é uma das apostas para os próximos anos. Ainda de acordo com os dados da pesquisa, a previsão é de que o número de assinaturas móveis 5G para as indústrias no mundo salte de 48,8 milhões para 501,3 milhões entre, respectivamente, o final de 2022 e o fim de 2027.

A expectativa é de que o setor de redes 5G privativas também acompanhe o crescimento sólido, com receitas globais de redes 5G privadas que deverão aumentar de US$ 548 milhões em 2022 para US$ 6,89 bilhões em 2027.

Veja imagens do evento:

5 imagens
1 de 5

2 de 5

3 de 5

4 de 5

Felipe Torres/Metrópoles
5 de 5

“Digital Twins” e suas aplicações

“A partir do próximo ano, veremos cada vez mais médicos sendo treinados e utilizando a realidade virtual antes da realização das cirurgias, e isto deve impactar a saúde preventiva. [Os médicos] vão deixar de fazer atividades repetitivas e vão analisar os dados de forma mais complexa, exercer uma medicina mais preventiva”, prevê a professora da Universidade Federal do Recôncavo Baiano e membro sênior do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), Cristiane Pimentel.

O IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. No Brasil, cerca de 4 mil pessoas fazem parte do quadro da entidade que se espalha por 160 países e possui mais de 420 mil integrantes.

Pimentel é responsável pelo desenvolvimento de um modelo digital de sala de cirurgia de parto cesária em um hospital de Vitória da Conquista (BA).

O “digital twin” simula características do ambiente, como quantidade ferramental para o procedimento cirúrgico, número de profissionais suficientes para a operação e oferece prognósticos preliminares, como o tempo de duração, para melhor eficiência na agenda de partos.

“Será possível fazer simulações antes dos procedimentos médicos serem executados. Com isso, poderemos reduzir custos e também otimizar cirurgias que levam muito tempo para serem realizadas”, destaca Cristiane.

O “gêmeo digital” também pode ser aplicado em setores da indústria automotiva. De acordo com Vicente Lucena, professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e membro sênior do IEEE, a aplicação da modelagem, em consonância com um banco de dados robusto, pode ser capaz de prever cenários desastrosos e reduzir custos para as empresas.

“[Podemos] Fazer simulações ou prospecções do que podemos fazer para otimizar as fábricas, monitorando o funcionamento de equipamentos, garantindo funcionamento cada vez mais eficiente e reduzindo custos de manutenção preventiva e preditiva. E, assim, reproduzir de forma mais fidedigna os modelos físicos no mundo virtual”, avalia.

Sobre a Futurecom

O Futurecom é uma plataforma B2B que conecta as principais verticais de negócios o ano inteiro, apresentando soluções para o seu negócio, por meio de conexões de
comunidades, relacionamentos e conteúdo de qualidade em todos os ambientes: digital, físico e híbrido. O Futurecom conta hoje com uma base de dados qualificada,
com mais de 141 mil contatos de profissionais do setor e diversos canais, como plataforma de negócios, website, redes sociais e uma plataforma de conteúdo
exclusivo.

Futurecom é o parceiro estratégico ideal para promover marcas, lançar produtos, gerar leads qualificados e realizar ações personalizadas para obtenção de um melhor
retorno de investimento, com mais foco e assertividade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?