“Cidade Criativa” pela Unesco, Brasília debate fomento ao turismo
Setur se reuniu com especialista selecionada em projeto da Unesco para discutir estratégias e mapeamento de atrativos da capital
atualizado
Compartilhar notícia
Com o objetivo de honrar o título de “Cidade Criativa”, conferido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) a Brasília, a Secretaria de Turismo (Setur) do Distrito Federal se reuniu nesta segunda-feira (3/5) pela primeira vez com a especialista em execução e articulação de projetos selecionada a partir de uma parceria entre GDF e Unesco para fomentar o turismo na capital federal.
O encontro entre a equipe da Setur-DF e a doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (UnB) Fernanda Bocorny Messias teve o objetivo de discutir as ações para mapear os atrativos locais e as estratégias que vão consolidar Brasília como integrante da Rede de Cidades Criativas.
Fernanda foi selecionada por meio de um chamamento público voltado para especialistas em turismo. A seleção foi feita no início deste ano pela secretaria e pela Unesco. A doutoranda trabalhou durante 11 anos como gerente do primeiro programa de economia criativa do Governo Federal.
Brasília recebeu o título da Unesco em 2017. Outras cidades que integram este grupo são Detroit (EUA), Berlim (Alemanha), Puebla (México), Xangai (China) e Montreal (Canadá).
Projeto
O chamamento público que selecionou a especialista da UnB faz parte de um projeto de cooperação técnica entre o GDF e a Unesco. O objetivo é conceder estratégias, metodologia, estudos, planos e produtos turísticos voltados à estruturação e promoção de Brasília com destino turístico. O projeto é 100% financiado pela Unesco.
Serão três produtos desenvolvidos. O primeiro é um documento técnico no qual consta o relatório de execução de projetos e as ações voltadas para a promoção da capital brasileira na condição de Cidade Criativa do Design.
A segunda ação vai gerar pareceres técnicos com modelos de governança para a atuação de Brasília dentro da Rede de Cidades Criativas, que servirão de subsídio para a formulação do Plano Estratégico de Cidade Criativa.
O terceiro produto vai propor ações necessárias para melhorar a competitividade do setor, apontando estratégias para impulsionar a criatividade e as indústrias culturais em nível local, além de colaborar para a cooperação ativa em nível internacional.