metropoles.com

“Cidade Criativa” pela Unesco, Brasília debate fomento ao turismo

Setur se reuniu com especialista selecionada em projeto da Unesco para discutir estratégias e mapeamento de atrativos da capital

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Setur
reunião
1 de 1 reunião - Foto: Divulgação/Setur

Com o objetivo de honrar o título de “Cidade Criativa”, conferido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) a Brasília, a Secretaria de Turismo (Setur) do Distrito Federal se reuniu nesta segunda-feira (3/5) pela primeira vez com a especialista em execução e articulação de projetos selecionada a partir de uma parceria entre GDF e Unesco para fomentar o turismo na capital federal.

O encontro entre a equipe da Setur-DF e a doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (UnB) Fernanda Bocorny Messias teve o objetivo de discutir as ações para mapear os atrativos locais e as estratégias que vão consolidar Brasília como integrante da Rede de Cidades Criativas.

Fernanda foi selecionada por meio de um chamamento público voltado para especialistas em turismo. A seleção foi feita no início deste ano pela secretaria e pela Unesco. A doutoranda trabalhou durante 11 anos como gerente do primeiro programa de economia criativa do Governo Federal.

Brasília recebeu o título da Unesco em 2017. Outras cidades que integram este grupo são Detroit (EUA), Berlim (Alemanha), Puebla (México), Xangai (China) e Montreal (Canadá).

 

2 imagens
Reunião aconteceu nessa segunda-feira
Projeto

O chamamento público que selecionou a especialista da UnB faz parte de um projeto de cooperação técnica entre o GDF e a Unesco. O objetivo é conceder estratégias, metodologia, estudos, planos e produtos turísticos voltados à estruturação e promoção de Brasília com destino turístico. O projeto é 100% financiado pela Unesco.

Serão três produtos desenvolvidos. O primeiro é um documento técnico no qual consta o relatório de execução de projetos e as ações voltadas para a promoção da capital brasileira na condição de Cidade Criativa do Design.

A segunda ação vai gerar pareceres técnicos com modelos de governança para a atuação de Brasília dentro da Rede de Cidades Criativas, que servirão de subsídio para a formulação do Plano Estratégico de Cidade Criativa.

O terceiro produto vai propor ações necessárias para melhorar a competitividade do setor, apontando estratégias para impulsionar a criatividade e as indústrias culturais em nível local, além de colaborar para a cooperação ativa em nível internacional.

Tá bombando





















Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?