metropoles.com

Militar que morreu atropelado por ônibus no Lago Sul deixa três filhos

Maurício de Almeida trabalhava no Colégio Militar de Brasília e, de acordo com colega, tinha voltado a pedalar há pouco tempo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Atropelamento ciclista
1 de 1 Atropelamento ciclista - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Um ciclista foi atropelado por um ônibus no começo da manhã desta segunda-feira (20/8). O acidente ocorreu na ciclofaixa da QL 6 do Lago Sul, na altura do centro comercial Gilberto Salomão. O homem não resistiu aos ferimentos e morreu no Instituto Hospital de Base (IHB).

Quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local, o tenente-coronel do Exército Maurício da Cruz Carneiro de Almeida, 43 anos, estava em parada cardiorrespiratória. Os socorristas conseguiram reanimá-lo e o levaram, em estado grave, para IHB, a maior unidade de saúde do Distrito Federal.

Maurício foi atropelado por um coletivo da Urbi, placa OVO 0478-DF, conduzido por Wesley da Silva Pereira Lopes, 37. O ônibus fazia a linha Paranoá-Núcleo Bandeirante e estava com aproximadamente 40 passageiros na hora do acidente. Nenhum dos ocupantes do veículo se feriu ou necessitou de transporte para atendimento médico.

6 imagens
O acidente ocorreu na ciclovia da QL 6 do Lago Sul, na altura do Gilberto Salomão
Maurício foi atropelado por um ônibus da Urbi, placa OVO 0478-DF, conduzido por Wesley da Silva Pereira Lopes, 37
Nenhum dos ocupantes do veículo se feriu ou necessitou de transporte para atendimento médico
1 de 6

Quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local, Maurício da Cruz Carneiro de Almeida, 43 anos, estava tendo parada cardiorrespiratória

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 6

O acidente ocorreu na ciclovia da QL 6 do Lago Sul, na altura do Gilberto Salomão

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 6

Maurício foi atropelado por um ônibus da Urbi, placa OVO 0478-DF, conduzido por Wesley da Silva Pereira Lopes, 37

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 6

Nenhum dos ocupantes do veículo se feriu ou necessitou de transporte para atendimento médico

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 6

Corpo de Bombeiros/Divulgação
6 de 6

Corpo de Bombeiros/Divulgação

Muito abalado, o condutor disse que tentou desviar de um carro, invadiu a ciclovia e atropelou o militar. Segundo Wesley, o socorro teria demorado cerca de 20 minutos para chegar ao local. “Enquanto isso, eu mesmo tentei reanimá-lo com massagem cardíaca”, disse.

Maurício trabalhava como instrutor de alunos do ensino fundamental do Colégio Militar de Brasília, na Asa Norte, há três anos e meio. O subcomandante da instituição, coronel Rolszt, disse que a vítima deixa esposa e três filhos, duas meninas e um menino.

A filha do meio, inclusive, estuda no oitavo ano do ensino fundamental do Colégio Militar de Brasília. O tenente-coronel Maurício era natural de Foz do Iguaçu, no Paraná. “Honestidade e respeito são algumas características que ele possuía, pois eram necessárias ao cargo ao qual ocupava”, destacou Rolszt.

O instrutor morava no Lago Sul com a família. Após saberem da tragédia, muitos colegas e a direção do CMB foram prestar apoio aos parentes.

Um dos funcionários do colégio contou que o militar tinha voltado a pedalar recentemente. Até as 15h desta segunda (20), o corpo da vítima ainda não tinha sido liberado pelo Instituto Médico Legal (IML). O velório e o sepultamento ainda não foram marcados. A instituição de ensino deve fazer uma homenagem a Maurício.

Para a ocorrência, foram deslocadas três viaturas e um helicóptero (Resgate 2), além de 14 bombeiros militares. As duas faixas da esquerda ficaram fechadas para o fluxo de carros durante o atendimento.

Revitalização
Ao Metrópoles, Renata Florentino, uma das representantes da ONG Rodas da Paz, afirmou que a ciclofaixa do Lago Sul precisa de revitalização. “A do Lago Norte ganhou tachões e sinalização nova, além de a velocidade da pista ter sido reduzida. Ainda não tem previsão de melhorias no Lago Sul”, disse. Questionado, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) não respondeu às críticas até a última atualização da reportagem.

De acordo com dados do Departamento de Trânsito (Detran), pelo menos 13 ciclistas morreram este ano no Distrito Federal.

Veja imagens:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?