metropoles.com

Chuvisco em Taguatinga anima brasilienses neste domingo (22)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê pancadas de chuva em pontos isolados até a segunda-feira (23/10)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fernando Braga/Metrópoles
chuvisco taguatinga sul chuva pingos
1 de 1 chuvisco taguatinga sul chuva pingos - Foto: Fernando Braga/Metrópoles

Chuviscos amenizaram o calor e a seca no Distrito Federal neste domingo (22/10). Pelo menos, em Taguatinga Sul, onde os pingos caíram de forma isolada (veja abaixo). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ainda prevê pancadas de chuva para esta noite e a segunda-feira (23) no DF, e projeta calor até o início regular das precipitações, a partir do dia 27.

No centro de Taguatinga, também serenou por volta das 17h45. Motoristas que aguardavam para abastecer seus carros em um posto de gasolina comemoraram o chuvisco, fazendo buzinaço.

Nas redes sociais, internautas celebraram a chuva amena:

Previsão
Enquanto a estiagem no DF não abrandar, o brasiliense continuará enfrentando calor e sensação de abafamento. Isso porque, de acordo com prognósticos do Inmet, as temperaturas permanecerão superiores a 30ºC até a volta regular das chuvas.

Nesta tarde, o Inmet registrou temperatura máxima de 33ºC e umidade relativa do ar de 23% no Plano Piloto. Meteorologista do instituto, Manoel Rangel explica que o calor neste período é normal e decorre da escassez de nuvens e da estiagem. “Quando as nuvens aumentam, criam efeito estufa”, afirma.

As temperaturas têm ficado acima de 30ºC há, pelo menos, 17 dias. Nesse período, a estação do Plano Piloto aferiu pico há uma semana, 34,8ºC, e a unidade de medição em Águas Emendadas, Planaltina, registrou recorde histórico: 37,3ºC. Antes, o maior índice havia sido anotado em outubro de 2015, de 36,4ºC.

Também nesse período, a umidade atingiu mínima de 11%, na estação do Gama, no último dia 14. Mas, para os próximos dias deste mês, deve se manter próxima de 20%, segundo o Inmet.

O especialista reforça a possibilidade, ainda que remota, de precipitações em pontos isolados do DF nestes domingo e segunda. Ele prevê chuvas em forma de pancadas, acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas.

“As chuvas generalizadas devem começar no dia 27 ou 28 e durar a maior parte de novembro”, projeta. Rangel explica também que as precipitações regulares vão atingir não somente o DF, mas o restante da região Centro-Oeste.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?