Chuvisco em Taguatinga anima brasilienses neste domingo (22)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê pancadas de chuva em pontos isolados até a segunda-feira (23/10)
atualizado
Compartilhar notícia
Chuviscos amenizaram o calor e a seca no Distrito Federal neste domingo (22/10). Pelo menos, em Taguatinga Sul, onde os pingos caíram de forma isolada (veja abaixo). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ainda prevê pancadas de chuva para esta noite e a segunda-feira (23) no DF, e projeta calor até o início regular das precipitações, a partir do dia 27.
No centro de Taguatinga, também serenou por volta das 17h45. Motoristas que aguardavam para abastecer seus carros em um posto de gasolina comemoraram o chuvisco, fazendo buzinaço.
Nas redes sociais, internautas celebraram a chuva amena:
Enfim, ela chegou!
Primeiras gotas de #chuva 22/10 19:00 em Sobradinho, Distrito Federal, Brazil https://t.co/1R6KWy9tZv— Leonardo Santos (@sheroso) 22 de outubro de 2017
Adorei essa chuva de 5 segundos top
— ??♀️ (@thaisferreir4_) 22 de outubro de 2017
Enfim, ela chegou!
Primeiras gotas de #chuva 22/10 19:00 em Sobradinho, Distrito Federal, Brazil https://t.co/1R6KWy9tZv— Leonardo Santos (@sheroso) 22 de outubro de 2017
Adorei essa chuva de 5 segundos top
— ??♀️ (@thaisferreir4_) 22 de outubro de 2017
Enquanto a estiagem no DF não abrandar, o brasiliense continuará enfrentando calor e sensação de abafamento. Isso porque, de acordo com prognósticos do Inmet, as temperaturas permanecerão superiores a 30ºC até a volta regular das chuvas.
Nesta tarde, o Inmet registrou temperatura máxima de 33ºC e umidade relativa do ar de 23% no Plano Piloto. Meteorologista do instituto, Manoel Rangel explica que o calor neste período é normal e decorre da escassez de nuvens e da estiagem. “Quando as nuvens aumentam, criam efeito estufa”, afirma.
As temperaturas têm ficado acima de 30ºC há, pelo menos, 17 dias. Nesse período, a estação do Plano Piloto aferiu pico há uma semana, 34,8ºC, e a unidade de medição em Águas Emendadas, Planaltina, registrou recorde histórico: 37,3ºC. Antes, o maior índice havia sido anotado em outubro de 2015, de 36,4ºC.
Também nesse período, a umidade atingiu mínima de 11%, na estação do Gama, no último dia 14. Mas, para os próximos dias deste mês, deve se manter próxima de 20%, segundo o Inmet.
O especialista reforça a possibilidade, ainda que remota, de precipitações em pontos isolados do DF nestes domingo e segunda. Ele prevê chuvas em forma de pancadas, acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas.
“As chuvas generalizadas devem começar no dia 27 ou 28 e durar a maior parte de novembro”, projeta. Rangel explica também que as precipitações regulares vão atingir não somente o DF, mas o restante da região Centro-Oeste.