metropoles.com

Chuvas intensas seguem até segunda, com vento forte e alagamentos

Segundo Inmet, entre sábado e domingo choveu 19% do previsto para todo o mês de janeiro. Há riscos de ventania de 100km/h

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Alerta-de-chuva-intensa
1 de 1 Alerta-de-chuva-intensa - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou novo alerta de chuvas intensas para o Distrito Federal. Há risco de fortes precipitações, com ventos de 100km/h, até as 16h desta segunda-feira (06/01/2020). Entre esse sábado (04/01/2020) e a madrugada de domingo (05/01/2020), choveu 19% do previsto para todo o mês de janeiro.

Desde 2 de janeiro, o instituto havia divulgado outros alertas laranjas de chuvas intensas. Segundo a meteorologista Andrea Ramos, há risco de cortes de energia, quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas. As precipitações podem ser pontuais entre 30 a 60 milímetros (mm) ou com acumulado de 50 a 100mm.

Independente da ocorrência de tempestades, a chuva fará parte dos próximos dias dos brasilienses, assim como ocorreu no fim de semana. “A previsão é que essa chuva persista até quarta-feira (08/01/2020). Com tempo nublado e encoberto e chance de trovoadas”, assinalou Andrea.

Há a possibilidade de que as precipitações sigam até o fim da segunda quinzena de janeiro.

Entre sábado e domingo, todas as estações do Inmet no DF registraram chuva. Em Brasília, o nível chegou a 40mm. Volume considerável, pois a previsão média para todo mês de janeiro é de 209,4 mm, com base nos registros dos últimos 30 anos.

E choveu ainda mais em outros pontos. Brazlândia marcou 43mm; Paranoá atingiu 49,8mm; enquanto Ponte Alta alcançou 51,6mm.

Temperaturas e reservatórios

O domingo amanheceu com mínima de 17ºC. A máxima esperada é de 25ºC. Para segunda-feira (06/01/2020), de acordo com a meteorologista, a previsão é mínima de 18ºC. A máxima pode alcançar 26ºC.

No sábado, o reservatório de água do Descoberto registrou volume de 69,5%, de acordo com a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa). Enquanto isso, Santa Maria marcou 84,7%.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?