metropoles.com

Chuva não dá trégua, e DF segue em alerta. Veja onde mais choveu

Segundo o Inmet, o DF está em estado de alerta laranja para chuvas intensas e perigosas, com risco de alagamentos e raios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Pessoas - Metrópoles
1 de 1 Pessoas - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p>

A chuva segue sem dar trégua para o Distrito Federal nesta quarta-feira (15/1). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital brasileira continua em estado de alerta laranja para chuvas fortes e perigosas.

Veja:

5 imagens
Segundo o Inmet, há risco de alagamentos
Há possibilidade de raios e ventos fortes
O DF deverá seguir com chuvas intensas ao longo da semana
Há registro de transtornos e danos causados pelas chuvas em todo DF

Desde domingo (12/1), chuvas constantes desabam pelo DF, com registro de alagamentos e diversos danos. Nas últimas 24 horas, a área com maior volume de chuvas foi Brazlândia, com queda de 26,4 milímetros (mm) de água.

No DF, a média de chuva de janeiro é de 206 mm. Nos primeiros 15 dias do mês em 2025, a região de Águas Emendadas (Planaltina e Sobradinho) registrou 337,4 mm. Ou seja, 63% acima do volume natural.

O Gama registrou, nos últimos 15 dias, 186,4 mm de chuva. Enquanto Paranoá, Brazlândia e Sudoeste tiveram o acumulado de 183 mm, 176,2 mm e 144,4 mm, respectivamente.

Nesta quarta-feira, a temperatura mínima foi de 18ºC e a máxima deve chegar a 24º C. A umidade relativa do ar será de entre 75% e 90%. O Inmet prevê que o DF seguirá com chuvas intensas ao longo da semana.

Alerta laranja

O alerta laranja indica risco de precipitações entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou entre 50 e 100 milímetros por dia.

Existe a possibilidade de ventos intensos, com velocidades de 60 km/h a 100 km/h. A população deve estar atenta para possíveis cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e raios.

Alagamento

Na terça-feira (14/1), diversos moradores de Planaltina acordaram em meio à água que tomou conta de casas do Condomínio Residencial Sarandi.

O alto volume de chuvas que atingiu a região durante a madrugada deixou o local completamente inundado, e algumas residências até desabaram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?