Chuva não dá trégua, e DF segue em alerta. Veja onde mais choveu
Segundo o Inmet, o DF está em estado de alerta laranja para chuvas intensas e perigosas, com risco de alagamentos e raios
atualizado
Compartilhar notícia
A chuva segue sem dar trégua para o Distrito Federal nesta quarta-feira (15/1). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital brasileira continua em estado de alerta laranja para chuvas fortes e perigosas.
Veja:
Desde domingo (12/1), chuvas constantes desabam pelo DF, com registro de alagamentos e diversos danos. Nas últimas 24 horas, a área com maior volume de chuvas foi Brazlândia, com queda de 26,4 milímetros (mm) de água.
No DF, a média de chuva de janeiro é de 206 mm. Nos primeiros 15 dias do mês em 2025, a região de Águas Emendadas (Planaltina e Sobradinho) registrou 337,4 mm. Ou seja, 63% acima do volume natural.
O Gama registrou, nos últimos 15 dias, 186,4 mm de chuva. Enquanto Paranoá, Brazlândia e Sudoeste tiveram o acumulado de 183 mm, 176,2 mm e 144,4 mm, respectivamente.
Nesta quarta-feira, a temperatura mínima foi de 18ºC e a máxima deve chegar a 24º C. A umidade relativa do ar será de entre 75% e 90%. O Inmet prevê que o DF seguirá com chuvas intensas ao longo da semana.
Alerta laranja
O alerta laranja indica risco de precipitações entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou entre 50 e 100 milímetros por dia.
Existe a possibilidade de ventos intensos, com velocidades de 60 km/h a 100 km/h. A população deve estar atenta para possíveis cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e raios.
Alagamento
Na terça-feira (14/1), diversos moradores de Planaltina acordaram em meio à água que tomou conta de casas do Condomínio Residencial Sarandi.
O alto volume de chuvas que atingiu a região durante a madrugada deixou o local completamente inundado, e algumas residências até desabaram.