Chuva interdita viadutos de acesso a Águas Claras e Taguatinga
Há risco de queda de árvore, outros alagamentos e descargas elétricas, segundo o Inmet. O instituto emitiu alerta vermelho
atualizado
Compartilhar notícia
A forte chuva que cai no Distrito Federal nesta segunda-feira de Carnaval (24/02/2020) provocou grandes alagamentos e complica o trânsito em vários pontos da capital. Segundo o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), o córrego que passa por baixo da Estrada Park Vicente Pires (EPVP), sentido Águas Claras, transbordou e invadiu a pista. Vários carros tiveram de encostar e alguns chegaram a subir no canteiro central para fugir da enxurrada.
A pista que passa por baixo do Viaduto Israel Pinheiro, tanto no sentido Águas Claras como em direção a Vicente Pires, teve de ser interditada. Há veículos parados na via. Outro ponto com alagamento registrado pelo DER é o viaduto de acesso ao centro de Taguatinga. No local, diversos automóveis foram obrigados a parar devido ao excesso de água na marginal.
Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver que, em ao menos duas situações, a força da enxurrada provocada pela chuva arrastou duas pessoas. Em uma das filmagens, um homem tenta resgatar uma pessoa que estava de bicicleta, mas não consegue. Em outro, um motociclista cai e é levado pela correnteza. Ele só consegue ficar de pé depois de alguns minutos. O estado de saúde deles não foi divulgado pelo Corpo de Bombeiros do DF. Veja os vídeos:
O CBMDF atende a diversas ocorrências provocadas pelo temporal. Uma delas é referente a outro rio que transbordou, na Chácara 69 do Condomínio Vilar das Pedras, em Vicente Pires. Até a última atualização desta reportagem, não havia informação quanto a feridos.
Em Ceilândia, uma erosão que aparentemente teve início na área verde chegou ao asfalto e à região, nas proximidades da QNO 20, teve que ser interditada.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descartas elétricas devido ao temporal que assola o DF nesta segunda. A previsão é de que os ventos cheguem a 100 km/h, o que preocupa as autoridades.
O órgão orienta que, em caso de rajada de vento, os pedestres não busquem abrigo debaixo de árvores. Pontua ainda que os motoristas não estacionem os veículos em locais próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, por exemplo.
Quem está em casa, o conselho é tirar os aparelhos eletrônicos da tomada e, se possível, desligar o quadro geral de energia em caso de tempestade muito forte, com raios e trovões.
Em caso de emergência, tanto a Defesa Civil (telefone 199) quanto o Corpo de Bombeiros (telefone 193) devem ser acionados.