Chuva forte deixa quatro regiões do DF sem energia
As regiões afetadas foram Paranoá, Itapoã e Lago Sul. Nesta terça-feira (22/10/2019), há previsão de mais temporal
atualizado
Compartilhar notícia
As fortes chuvas que atingiram o Distrito Federal na madrugada desta terça-feira (22/10/2019) deixaram ao menos três regiões sem energia. A subestação Paranoá, que atende 41.168 unidades consumidoras, incluindo o Itapoã, foi desligada por volta das 3h. Segundo a Companhia Energética de Brasília (CEB), as equipes de plantão atuaram no local e, às 5h53, a energia foi restabelecida.
Às 5h27, um defeito ainda não identificado ocasionou o desligamento da subestação Lago Sul, afetando 8.660 residências. O problema foi parcialmente solucionado às 7h19. De acordo com a CEB, 177 unidades consumidoras ainda estavam desabastecidas por volta das 8h. As equipes seguem trabalhando para restabelecer a energia aos demais clientes, informou a companhia.
Ainda de acordo com a CEB, às 2h51 desta terça-feira, um defeito também ainda não identificado ocasionou o desligamento do circuito que atende uma área rural de Planaltina. Ao todo, 1.369 unidades consumidoras foram afetadas. Três horas depois, os técnicos isolaram o trecho com problema e a energia foi restabelecida parcialmente, restando 25 unidades desabastecidas.
Nessa segunda (21/10/2019), logo depois da publicação de um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sobre chuvas e ventos intensos no Distrito Federal, um leitor do Metrópoles mandou vídeo de precipitação forte em uma escola em Planaltina. Segundo o responsável pelas imagens, não houve qualquer problema no colégio, apesar da ventania.
O temporal foi visto com alívio por moradores que sofrem com o longo período sem chuvas. O Distrito Federal chegou a ficar 114 dias sem receber uma gota de chuva. Em setembro, veio a água, mas logo nova seca tomou conta da capital.
Na manhã de segunda-feira (21/10/2019), o Inmet publicou alerta de risco potencial de chuvas e ventos intensos em Brasília. De acordo com o comunicado, o aviso vale até o meio-dia desta terça-feira (22/10/2019). Segundo o texto, há riscos de chover entre 20 e 30 mm/h, índice que pode chegar a 50 mm/dia. Também há perigo de ventos intensos, entre 40 e 60 Km/h.