Chuva diminuiu chamas no Parque Nacional, mas área segue em observação
Segundo o CBMDF, as chamas estão controladas, mas o fogo ainda não está extinto. O parque já teve 7.669,75 hectares consumidos pelo incêndio
atualizado
Compartilhar notícia
O grande incêndio que atinge o Parque Nacional de Brasília desde o início de setembro está controlado, segundo informações do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF). Isso não significa, no entanto, que as chamas já estão erradicadas.
De acordo com a corporação, apesar de ter chovido na região onde o parque se encontra, a quantidade não foi suficiente para acabar com os focos espalhados pela floresta. Por isso, na manhã deste sábado (17/9), sete viaturas dos bombeiros e 45 militares continuam atuando no local.
Segundo o CBMDF, a quantificação da área queimada atingida no Parque Nacional, será realizada após a total extinção do incêndio. No entanto, até a quinta-feira (15/9), o fogo já havia consumido 7.669,75 hectares da região, o equivalente a um pouco mais da área do Lago Sul – 7.605,6ha. A vegetação total do parque tem 42.355ha
Os militares informaram que caso a temperatura da área de preservação se eleve, mais contingente será encaminhado ao local.
Chamas atingem a UnB
Um incêndio florestal também atingiu as proximidades da Universidade de Brasília nessa quinta-feira (15/9). O fogo destruiu 20 hectares de vegetação entre a avenida L4 e a avenida L3 Norte.
Devido à proximidade com construções, enquanto parte dos militares combateu o fogo em uma linha, outra parte, manteve a proteção aos prédios, apagando e afastando o fogo, que se deslocava naquela direção.
O fato de as chamas terem alcançado os eucaliptos e de o vento mudar de direção o tempo todo, dificultou a extinção. Após cerca de 3h de atuação, o incêndio foi totalmente contido.