Chegada da chuva deixa moradores e comerciantes de Vicente Pires em alerta
Com o período chuvoso, aumenta o risco de acidentes em obras e no trânsito da região
atualizado
Compartilhar notícia
Com a chegada do período chuvoso, os moradores de Vicente Pires podem sofrer transtornos com as obras em andamento na região. No momento, há três trechos com pistas abertas, e a atenção nesses pontos deve ser reforçada para garantir a segurança no terreno enlameado.
As intervenções não concluídas são a drenagem nas ruas 4A e 12, além de serviços de pavimentação nas ruas 4A, 8 e 12 (veja detalhes abaixo). O ponto com maior atenção nesta segunda-feira (19/10) é a Rua 12.
De acordo com a Secretaria de Obras e Infraestrutura, o cronograma de obras nas vias está em dia, e o período chuvoso não atrapalhará a execução das ações de drenagem e pavimentação.
Por causa da escavação para instalar as manilhas, o terreno fica mexido e, em virtude das chuvas dos últimos dias, escorregadio, com atoleiros e com risco de deslizamentos, como aconteceu em 23 de setembro. Nesse cenário, foi registrado um incidente envolvendo uma caminhonete. Depois disso, o trecho será interditado e ficará disponível apenas para os moradores dos condomínios próximos.
“As chuvas chegaram e, com elas, alguns transtornos comuns para uma cidade em obras, como é o caso de Vicente Pires. Pedimos desculpas à população, mas ela pode ter certeza de que, neste período chuvoso, os problemas, tradicionalmente enfrentados por comerciantes e moradores, serão muito menores que no passado”, afirma o secretário de Obras e Infraestrutura, Luciano Carvalho.
Veja quais são as obras nas ruas de Vicente Pires:
- Rua 1 (rua do Jóquei) – Serviços de drenagem, pavimentação e instalação de calçadas e meios-fios concluídos.
- Rua 3 – GW concluiu os últimos metros da pavimentação asfáltica e drenagem.
- Rua 3B – Serviços de drenagem, pavimentação e instalação de meios-fios concluídos. A construção das calçadas está em andamento, assim como a sinalização vertical e horizontal da via.
- Rua 3C – Serviços de drenagem, pavimentação e instalação de meios-fios concluídos. A construção das calçadas está em andamento, assim como a sinalização vertical e horizontal da via.
- Rua 4 – A empresa VP, responsável pelo trecho, concluiu os serviços de drenagem, pavimentação e instalação de meios-fios. No momento, a empresa Artec executa a construção das calçadas.
- Rua 4A – No momento, a empresa Artec trabalha em duas frentes. Nas proximidades da feira do produtor está sendo instalada a tubulação da rede de drenagem, razão pela qual valas profundas encontram-se abertas; outra frente trabalha na pavimentação da via que passa ao lado da administração regional.
- Rua 4B (rua da delegacia) – Serviços de drenagem, pavimentação e instalação de calçadas e meios-fios concluídos.
- Rua 4C (rua da Faculdade Mauá) – Serviços de drenagem, pavimentação e instalação de calçadas e meios-fios concluídos.
- Rua 4D – Serviços de drenagem e pavimentação concluídos.
- Rua do Sicoob – Serviços de drenagem e pavimentação concluídos.
- Rua 5 – Os serviços de drenagem e pavimentação previstos em contrato estão concluídos. Parte dos serviços foi executada pelo DER. Está em andamento processo licitatório para a contratação do remanescente de obra.
- Rua 6 – Os serviços de drenagem e pavimentação previstos em contrato estão concluídos. No momento, a empresa Artec executa a construção de calçadas. A conclusão desse serviço está prevista para a segunda quinzena de agosto. Está em andamento processo licitatório para a contratação do remanescente de obra.
- Rua 7 – Serviços de drenagem e pavimentação concluídos. No momento, a empresa trabalha na instalação das calçadas e dos meios-fios.
- Rua 8 – No momento está sendo executada a pavimentação asfáltica de parte da via. Está em andamento processo licitatório para a contratação do remanescente de obra.
- Rua 10 – Os serviços de drenagem e pavimentação previstos em contrato estão concluídos. Parte foi executada pelo DER e pela Novacap. Está em andamento processo licitatório para a contratação do remanescente de obra.
- Rua 12 – Obras de drenagem e terraplanagem de 2,6 km dos 3,2 km da via em andamento. A previsão é que esses serviços estejam concluídos em dezembro deste ano. Paralelamente, está sendo executada pavimentação asfáltica nos trechos em que a instalação das manilhas da drenagem foi concluída. Está em andamento processo licitatório para a contratação do remanescente de obra.
- Colônia Agrícola Samambaia – O contrato do Lote 2, que contempla a área, será licitado novamente. O projeto está sendo readequado para a realidade do local, uma vez que o projeto original é de 2008. A licitação para contratação de empresa responsável pela sondagem da região está em andamento.
- Lagoas de detenção – O projeto prevê a construção de 22 lagoas (16 estão concluídas) e 85 dissipadores (40 estão finalizados).
Com informações da Agência Brasília.