TRE começa a preparar seções eleitorais em 610 pontos de votação do DF
Após preparação das salas pelos presidentes das seções, locais de votação serão vistoriados e ficarão trancados até as 8h deste domingo
atualizado
Compartilhar notícia
Os presidentes de mesa que coordenam as seções eleitorais junto aos mesários compareceram aos locais de votação do Distrito Federal, na manhã deste sábado (1º/10), para preparar as salas e as urnas usadas na votação deste domingo (2/10), dia do primeiro turno das eleições de 2022.
Em uma operação acompanhada pela Polícia Militar, as urnas eletrônicas foram distribuídas entre 610 locais de votação, nessa sexta-feira (30/10). O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) entregou 4,7 mil urnas em todas as 33 regiões administrativas, sem registros de intercorrências.
Preparativos para o primeiro turno das eleições
O Metrópoles acompanhou os procedimentos de preparação dos locais de votação na manhã deste sábado (1º/10). Durante a montagem das salas, os responsáveis pela seção fizeram a abertura, conferência e instalação das urnas com as cabines de votação individual.
“Preparamos a seção para receber os eleitores. Ligamos as urnas, deixamos a mesa pronta para os componentes que atuarão no trabalho [secretários, mesários, presidentes de mesa] e montamos a cabine de votação. Deixamos tudo pronto para o início do pleito, às 8h. Depois disso, todas as salas são averiguadas pela Justiça Eleitoral e trancadas até a manhã deste domingo”, detalhou Cristiane Barbosa, 41 anos, presidente de mesa de uma das seções eleitorais de Águas Claras, .
Além disso, os organizadores afixaram cartazes nas portas das salas, com a identificação das seções para os eleitores.
Em outro ponto de votação, uma escola na Asa Sul, todo o procedimento terminou na manhã deste sábado (1º/10). Os presidentes só deixam os colégios após supervisão da Justiça Eleitoral e trancamento das salas.
Mais 700 urnas serão distribuídas entre as zonas eleitorais para fins de contingência, em caso de eventual necessidade de troca.
Documentos
A capital da República tem cerca de 2,2 milhões de eleitores aptos a votar neste domingo. Eles devem comparecer ao local de votação das 8h às 17h, com documento de identificação com foto — como carteira de identidade, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte, entre outros.
O e-Título, aplicativo com a versão digital do Título de Eleitor, também pode ser apresentado aos mesários, desde que tenha foto. Todos os documentos incluem a imagem do eleitor nos casos em que o cidadão coletou as informações biométricas na Justiça Eleitoral.