metropoles.com

CGDF adere a acordo de leniência fechado entre MPF e Andrade Gutierrez

Controladoria-Geral terá acesso a material relacionado a obras e contratos firmados entre a empreiteira e o GDF investigados na Lava Jato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DIVULGAÇÃO
andrade-gutierrez
1 de 1 andrade-gutierrez - Foto: DIVULGAÇÃO

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) aderiu ao acordo de leniência fechado entre o Ministério Público Federal (MPF) e a Andrade Gutierrez. Agora, o órgão terá acesso a todos os documentos e depoimentos relacionados a obras e contratos firmados entre a empreiteira e o GDF investigados no âmbito da Operação Lava Jato.

O Estádio Mané Garrincha e o BRT (Expresso DF) são os principais empreendimentos sob suspeita de pagamento de propina. Ambos são alvo da Operação Panatenaico.

A CGDF acredita que, com a novidade, conseguirá acelerar a apuração de irregularidades e a aplicação de sanções, de modo a obter a reparação de danos aos cofres públicos.

De acordo com a Controladoria, os documentos obtidos por meio do acordo de leniência são sigilosos, e somente podem ser utilizados para fundamentar ações do Poder Executivo do Distrito Federal. Ainda segundo a CGDF, há “expresso impedimento no compartilhamento do material com outros órgãos e esferas de poderes”.

A novidade reforça a atuação da CGDF no âmbito da Operação Lava Jato. Em abril de 2017, o órgão instituiu o Grupo de Ações Integradas de Controle (Gaic).

O Gaic recomendou um conjunto de providências administrativas, visando a apuração de responsabilidades de pessoas físicas e jurídicas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?