metropoles.com

Cerimônia homenageia e aposenta cães policiais da segurança pública

Cerimônia de aposentadoria dos heróis de quatro patas ocorreu no Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), em Brasília (DF)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles (@hugobarretophoto)
aposentadoria-cães-cachorros-batalhão-guarda-presidencial9
1 de 1 aposentadoria-cães-cachorros-batalhão-guarda-presidencial9 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles (@hugobarretophoto)

O Batalhão da Guarda Presidencial (BGP) – unidade do Exército Brasileiro em Brasília (DF) – foi palco, nesta quarta-feira (29/1), de uma emocionante cerimônia em homenagem aos cães policiais que dedicaram anos de serviço à segurança pública.

O evento marcou a aposentadoria oficial de 24 cachorros que atuaram em atividades como operações de monitoramento, buscas por entorpecentes e detecção de explosivos.

Os cães eram integrantes de oito instituições que participaram do evento, entre elas organizações militares das Forças Armadas, órgãos de segurança pública federais e estaduais, além do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Os cães, que atuaram ao lado dos respectivos condutores em diversas missões, foram agraciados com medalhas de honra e mérito entregues pelo general Ricardo Carmona, do Comando Militar do Planalto (CMP).

Além disso, os cachorros foram apresentados aos novos tutores. Cada órgão ficou responsável pela doação dos animais aposentados, que, na maioria das vezes, são adotados pelos militares que trabalharam diretamente com eles.

Confira:

11 imagens
Evento marcou a aposentadoria oficial de 24 cachorros que atuaram em atividades como operações de monitoramento, buscas por entorpecentes e detecção de explosivos
Oito instituições participaram do evento, entre elas organizações militares das Forças Armadas, órgãos de segurança pública federais e estaduais, além do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)
Os cães, que atuaram ao lado dos respectivos condutores em diversas missões, foram agraciados com medalhas de honra e mérito entregues pelo general Ricardo Carmona, do Comando Militar do Planalto (CMP)
Cachorros foram apresentados aos novos tutores
Cada órgão ficou responsável pela doação dos animais aposentados, que, na maioria das vezes, são adotados pelos militares que trabalharam diretamente com eles

Treinados desde cedo, os cães policiais têm estimativa de aposentadoria entre os 7 e 8 anos. Em alguns casos, eles podem deixar a rotina antes desse tempo, devido às atividades exaustivas, que podem gerar lesões ou causar doenças ao longo do tempo.

Da raça dobermann pinscher, Ravena foi diagnosticada com a síndrome de Wobbler – semelhante a uma hérnia de disco no pescoço – e adotada pelo instrutor dela, o cabo Rubens Rochedo, do BGP, aos 6 anos.

A cadela chegou ao quartel com 3 meses e trabalhou ao lado do militar durante toda a vida. “Como parte do trabalho envolve o uso de coleira, e fazemos força no pescoço do cão, achamos melhor liberá-la, para não agravar a doença dela”, detalhou.

Veja imagens da cerimônia:

Apesar de ser uma cachorra de proteção, Ravena sempre teve um vínculo forte com o condutor e o tratou de forma dócil. “Nossa relação, desde o começo, foi ótima. Estando em qualquer lugar, ela sempre deita a meu lado e pede carinho. Com o tempo, meu amor por ela só aumentou”, contou Rochedo.

Os cães policiais aposentados passam, agora, a viver em lares adotivos. A iniciativa visa reforçar a valorização dos serviços prestados por eles e reafirmar o compromisso com o respeito e o cuidado animal, segundo divulgou o batalhão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?