Centro de seleção do DF dá dicas de como se comportar em entrevista virtual
Em época de pandemia, entrevistas on-line se tornaram regra. CIEE dá algumas dicas sobre como se sair bem nas videoconferências
atualizado
Compartilhar notícia
O surgimento do novo coronavírus provocou uma série de mudanças em atividades diárias. A partir da pandemia, várias passaram a ser realizadas virtualmente. É o caso também das entrevistas de emprego: para evitar o risco de contágio, cada vez mais processos seletivos para contratação de estagiários passaram a ser realizados a distância.
O Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) disponibilizou algumas dicas para quem ainda se sente inseguro sobre como se comportar nestas videoconferências. Para Renata Honda, supervisora do CIEE One, algumas sugestões valem tanto para entrevistas presenciais como a distância.
A supervisora considera altamente recomendável, por exemplo, que o candidato pesquise informações sobre a empresa e demonstre atenção às orientações e perguntas dos entrevistadores durante o processo seletivo.
“O candidato deve sempre demonstrar interesse e deixar claro porque acredita ter o perfil desejado para aquela oportunidade. Isso não muda. No caso das seleções por meio de vídeo, é interessante deixar papel e caneta sempre à mão, para anotar informações importantes ou mesmo formular o raciocínio”, pontuou.
É preciso estar atento para garantir uma boa conexão de internet durante o período em que é realizada a entrevista, destaca Honda; e prestar atenção em relação à qual plataforma a videoconferência ocorrerá.
“São muitas opções de softwares e plataformas de vídeo. O candidato deve se antecipar, fazer o download do programa exigido pela empresa e testar seu áudio e vídeo. São questões que podem ser consideradas menores, mas fazem diferença. Qualquer imprevisto pode acabar afetando o desempenho na seleção, então vale se precaver”, avaliou Renata.
Quanto ao fundo, é recomendado que este seja algo neutro- por exemplo, uma parede branca. A câmera deve ser posicionada na altura dos olhos e o ideal é usar um apoio caso o candidato esteja usando o telefone celular.