Centro de Atendimento ao Turista é reaberto no Aeroporto de Brasília
Espaço localizado na área de desembarque do Aeroporto Internacional de Brasília se destina ao atendimento de turistas que visitam a cidade
atualizado
Compartilhar notícia
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), participou da reinauguração do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no Aeroporto Internacional de Brasília, na manhã desta quinta-feira (19/9). O espaço funciona como porta de entrada dos turistas que chegam à capital do país.
Na ocasião, Ibaneis falou sobre a grande circulação de pessoas de fora em Brasília, principalmente devido a grandes eventos promovidos na cidade, os quais têm se tornado atrativos para visitantes, segundo ele. “Temos a melhor cidade para se visitar. Brasília é um monumento a céu aberto”, declarou o governador.
Por ano, o Aeroporto Internacional de Brasília recebe, em média, 14 milhões de passageiros. Orientações sobre rede hoteleira, meios de transporte e pontos turísticos são os mais procurados pelos turistas.
Confira imagens:
O novo CAT, na área de desembarque do terminal aéreo, tem elementos na decoração que remetem a símbolos arquitetônicos da cidade. “A ideia era criar um padrão visual para nosso turista, para que, quando chegar aqui, comece a visualizar Brasília. Então, enaltecemos nosso design e monumentos de Oscar Niemeyer”, detalhou o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.
O chefe da pasta de Turismo acrescentou que o centro é o ponto de primeiro contato do turista com a cidade. Além disso, encontrará no local produtos como itens de artesanato locais e mapas. “Ele vai saber que Brasília tem vinícolas, vai conhecer todos os nossos monumentos e ter outras informações”, completou.
O Centro de Atendimento ao Turista do aeroporto tem área de 33,65 metros quadrados e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h e das 16h às 22h, assim como nos fins de semana, das 8h às 18h.
Entre os materiais disponíveis nos CATs estão os guias da Coleção Rotas Brasília. Atualmente, o projeto conta com 14 rotas, organizadas em miniguias com formatos físicos e digital, que também podem ser baixados pelo site Coleção Rotas Brasília.
As rotas desenvolvidas até o momento são: Cerrado, Náutica, Arquitetônica, Cultural, Cívica, da Paz, Fora dos Eixos, da Diversão, sobre Rodas, da Diversidade, do Pôr do Sol, Lago Oeste, das Uvas de Brasília e das regiões administrativas.
Operações
Hoje, o Distrito Federal conta com cinco centros fixos e uma unidade itinerante. Os mais recentes são o CAT Móvel da Torre de TV, instalado em 2023, e o CAT da 308 Sul, aberto em 2022.
A unidade da Casa de Chá foi reinaugurada em 2019 e, neste ano, passou por nova reforma, por meio de parceria firmada entre o GDF e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que ficou responsável por gerir o espaço.
Também há unidades no Aeroporto Internacional de Brasília, na Rodoviária Interestadual de Brasília e no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Confira os horários de funcionamento:
- 308 Sul: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h;
- Torre de TV (CAT móvel): sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h;
- Aeroporto de Brasília: diariamente, das 8h às 18h;
- Rodoviária Interestadual: diariamente, das 7h às 19h;
- Casa de Chá (Praça dos Três Poderes): diariamente, das 8h às 18h; e
- Centro de Convenções Ulysses Guimarães: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.