metropoles.com

Centro de Atendimento ao Turista é reaberto no Aeroporto de Brasília

Espaço localizado na área de desembarque do Aeroporto Internacional de Brasília se destina ao atendimento de turistas que visitam a cidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília
CAT 1
1 de 1 CAT 1 - Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), participou da reinauguração do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no Aeroporto Internacional de Brasília, na manhã desta quinta-feira (19/9). O espaço funciona como porta de entrada dos turistas que chegam à capital do país.

Na ocasião, Ibaneis falou sobre a grande circulação de pessoas de fora em Brasília, principalmente devido a grandes eventos promovidos na cidade, os quais têm se tornado atrativos para visitantes, segundo ele. “Temos a melhor cidade para se visitar. Brasília é um monumento a céu aberto”, declarou o governador.

Por ano, o Aeroporto Internacional de Brasília recebe, em média, 14 milhões de passageiros. Orientações sobre rede hoteleira, meios de transporte e pontos turísticos são os mais procurados pelos turistas.

Confira imagens:

5 imagens
1 de 5

Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília
2 de 5

Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília
3 de 5

Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília
4 de 5

Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília
5 de 5

Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

O novo CAT, na área de desembarque do terminal aéreo, tem elementos na decoração que remetem a símbolos arquitetônicos da cidade. “A ideia era criar um padrão visual para nosso turista, para que, quando chegar aqui, comece a visualizar Brasília. Então, enaltecemos nosso design e monumentos de Oscar Niemeyer”, detalhou o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.

O chefe da pasta de Turismo acrescentou que o centro é o ponto de primeiro contato do turista com a cidade. Além disso, encontrará no local produtos como itens de artesanato locais e mapas. “Ele vai saber que Brasília tem vinícolas, vai conhecer todos os nossos monumentos e ter outras informações”, completou.

O Centro de Atendimento ao Turista do aeroporto tem área de 33,65 metros quadrados e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h e das 16h às 22h, assim como nos fins de semana, das 8h às 18h.

Entre os materiais disponíveis nos CATs estão os guias da Coleção Rotas Brasília. Atualmente, o projeto conta com 14 rotas, organizadas em miniguias com formatos físicos e digital, que também podem ser baixados pelo site Coleção Rotas Brasília.

As rotas desenvolvidas até o momento são: Cerrado, Náutica, Arquitetônica, Cultural, Cívica, da Paz, Fora dos Eixos, da Diversão, sobre Rodas, da Diversidade, do Pôr do Sol, Lago Oeste, das Uvas de Brasília e das regiões administrativas.

Operações

Hoje, o Distrito Federal conta com cinco centros fixos e uma unidade itinerante. Os mais recentes são o CAT Móvel da Torre de TV, instalado em 2023, e o CAT da 308 Sul, aberto em 2022.

A unidade da Casa de Chá foi reinaugurada em 2019 e, neste ano, passou por nova reforma, por meio de parceria firmada entre o GDF e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que ficou responsável por gerir o espaço.

Também há unidades no Aeroporto Internacional de Brasília, na Rodoviária Interestadual de Brasília e no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Confira os horários de funcionamento:

  • 308 Sul: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h;
  • Torre de TV (CAT móvel): sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h;
  • Aeroporto de Brasília: diariamente, das 8h às 18h;
  • Rodoviária Interestadual: diariamente, das 7h às 19h;
  • Casa de Chá (Praça dos Três Poderes): diariamente, das 8h às 18h; e
  • Centro de Convenções Ulysses Guimarães: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?