Cenário de guerra e manequins em sacos pretos assustam moradores no DF
Imagens de bonecos pendurados foram divulgadas nas redes sociais. Simulação fazia parte de evento de airsoft
atualizado
Compartilhar notícia
Um evento de airsoft (arma de pressão) conhecido como Ruas em Guerra 5 ocorrido nesse domingo (17/2), no Setor H Norte de Taguatinga, chamou atenção de quem passava pelas proximidades por causa das cenas impactantes. A simulação contou com manequins pendurados de cabeça para baixo (foto em destaque) enrolados em sacos plásticos pretos. As imagens circularam em grupos de WhatsApp, causando reação de alguns moradores.
A Administração Regional de Taguatinga confirmou o recebimento de reclamações públicas sobre as atividades. A pasta disse ter advertido os organizadores e pedido explicações sobre o ocorrido, uma vez que o tipo de evento não seria o mesmo que constava na liberação concedida por ela. “As informações davam conta que os exercícios não correspondiam aos que foram autorizados”, afirmou a assessoria do órgão. “Esta Administração avaliará novos pedidos para eventos do gênero”, concluiu.
Diogo de Assis, organizador da simulação, afirmou ao Metrópoles que os bonecos foram retirados após 10 minutos da instalação, antes mesmo do começo da partida. Ele explicou que os moradores tinham sido avisados previamente sobre a ocasião. “Vimos que era muito realista e tiramos rapidamente, mas alguém fotografou e, de forma maldosa, espalhou nas redes sociais, distorcendo o contexto”, disse. Ele contou que só soube da repercussão depois, por meio do WhatsApp.
Em vídeos gravados por vizinhos (veja abaixo), é possível ver grupos com equipamentos de segurança e trajes camuflados trocando tiros com as armas de brinquedo. As cenas ocorrem no meio da rua, em meio a carros e lojas – que estavam fechadas. Essa é a quinta vez que a competição acontece no Distrito Federal e reúne praticantes do esporte.
Segundo o organizador, o evento transcorreu sem maiores problemas e ninguém se feriu. Além disso, a Polícia Militar, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e a Administração teriam sido avisadas e fornecido as autorizações necessárias.
A SSP-DF confirmou ter dado uma permissão para a realização do evento e disse que não houve registro de ocorrências policiais. Além disso, a PM esteve no local para resguardar a segurança das. cerca de 180 pessoas que compareceram à simulação.