metropoles.com

Cemitérios de Brasília recebem milhares de pessoas no Dia de Finados

Estimativa da Secretaria de Justiça é de 600 mil visitantes neste feriado. Houve alterações no trânsito e nos horários de funcionamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto / Metrópoles
Dia de Finados no ano de 2018
1 de 1 Dia de Finados no ano de 2018 - Foto: Hugo Barreto / Metrópoles

Milhares de pessoas homenageiam entes queridos neste Dia de Finados nos seis cemitérios do Distrito Federal — que devem receber cerca de 600 visitantes ao longo desta sexta-feira (2/11). Durante a manhã, houve grande movimentação no Campo da Esperança, na Asa Sul, onde estão enterrados o ex-governador do DF Joaquim Roriz e o ex-presidente da República Juscelino Kubitschek. 

Para homenagear parentes e amigos falecidos, muitas pessoas acendiam velas, e as lápides estavam repletas de flores. Religiosos aproveitaram para fazer orações, como Maria Dalia de Moraes Gonçalves, de 80 anos, que rezava o terço em frente ao túmulo do esposo, Raimundo Gonçalves. “A gente está revivendo, lembrando dele. Era uma pessoa muito amável, que a gente não tira da memória”, declarou.

Dona Francisca Mendonça Nina, de 91 anos, terminava de decorar o jazigo da filha, Celsa Rosário Mendonça Nina. “Sei que ela está feliz por isso, porque tem essa família que cuida dela”, comentou. Acompanhando a mãe, Ana Celsa Nina, 67, reclamou do abandono do cemitério. “Deveriam cuidar melhor daqui, principalmente neste dia de festa para as almas”, disse.

Francisca Mendonça Nina, 91 anos, e Ana Celsa Mendonça Nina, 67 anos

Na ala dos pioneiros, o túmulo do ex-governador Joaquim Roriz, que morreu no dia 27 de setembro, também recebeu visitas de fãs e curiosos. O aposentado Durselino Francisco de Oliveira, de 80 anos, foi pedir bênçãos ao político que governou mais vezes o Distrito Federal. “Ele me ajudou muito. Arrumou lotes para dar ao povo mais fraco”, afirmou.

Emocionada, Maria Francisca Campos Santos, de 66 anos, orou por Roriz. Segundo ela, o ex-governante e sua família estão sempre presentes nas suas orações diárias. “Foi uma pessoa muito especial na minha vida. Ele só fez bem, por isso estou aqui. Devo muito favor a ele”, declarou.

14 imagens
Hugo Barreto / Metrópoles
Oneide Bezerra Rodrigues, 75 anos, visitou túmulos de familiares
1 de 14

Hugo Barreto / Metrópoles
2 de 14

Hugo Barreto / Metrópoles

Hugo Barreto / Metrópoles
3 de 14

Hugo Barreto / Metrópoles
4 de 14

Oneide Bezerra Rodrigues, 75 anos, visitou túmulos de familiares

Hugo Barreto / Metrópoles
5 de 14

Hugo Barreto / Metrópoles
6 de 14

Hugo Barreto / Metrópoles
7 de 14

Hugo Barreto / Metrópoles
8 de 14

Assis Azevedo, 60 anos, acendeu velas para a falecida mãe

Hugo Barreto / Metrópoles
9 de 14

Hugo Barreto / Metrópoles
10 de 14

11 de 14

Dursulino Francisco de Oliveira, 80 anos, visitou o túmulo de Joaquim Roriz

12 de 14

Túmulo do ex-governador Joaquim Roriz

13 de 14

Francisca Mendonça Nina, 91 anos, e Ana Celsa Mendonça Nina, 67 anos

14 de 14

Maria Francisca Campos dos Santos, 67 anos, visitou o túmulo de Joaquim Roriz

Hugo Barreto / Metrópoles

O maior cemitério da cidade, no Plano Piloto, deve receber entre 200 mil e 250 mil pessoas, de acordo com estimativa da Secretaria de Justiça do DF (Sejus), seguido por Taguatinga, cujo público estimado é de 200 mil. Cerca de 100 mil visitantes devem passar por Planaltina e os outros três cemitérios do DF deverão receber aproximadamente 40 mil pessoas.

A primeira missa de finados da Pastoral da Esperança, da Arquidiocese de Brasília, teve início às 8h e reuniu centenas de fiéis. A programação segue ao longo do dia, com celebração a cada 1h30, até as 17h.

Alterações
Durante o feriado, estará vetada a presença de vendedores ambulantes nos cemitérios. Quem precisar de água para limpeza das sepulturas poderá solicitar diretamente na administração. Velórios e sepultamentos ocorrerão normalmente. Ao todo, serão 15 terminais e 26 atendentes extras, além dos 170 funcionários da empresa que permanecerão o dia todo em serviço.

Outros 38 vigilantes trabalharão na segurança interna dos cemitérios, somados aos 50 regulares. A Secretaria da Segurança Pública e Paz Social, a Sejus, a Agência de Fiscalização do DF, as Polícias Militar e Civil, o Detran e o Corpo de Bombeiros darão apoio na supervisão.

A PM intensificará a vigilância em todas as unidades, e também fará o policiamento de trânsito no Campo da Esperança de Brasília e no Cemitério de Planaltina. Neste último e em Brazlândia, o acesso de veículos será proibido por falta de espaço para circulação.

Nas demais regiões, a entrada de carros será restrita aos que tiverem autorização de vaga especial ou de pessoa com deficiência emitida pelo Detran- DF. Pedestres devem utilizar os portões principais. Em Taguatinga, no Gama, na Asa Sul e em Sobradinho, haverá serviço de transporte coletivo gratuito.

Trânsito no Plano Piloto
Na Asa Sul, o trânsito será alterado por conta da Operação Finados da Polícia Militar, que se estende até domingo (4). A partir das 7h, o estacionamento do Templo da Legião da Boa Vontade (LBV) será liberado apenas para idosos, gestantes e pessoas com deficiência. Os veículos deverão estar com a credencial sobre o painel, com a frente virada para cima.

Para os pedestres, dois portões estarão abertos: o principal, ao lado do Templo da LBV, e o do Estacionamento 6 do Parque da Cidade. Os dois acessos pelo Setor Policial Sul não estarão disponíveis.

2 imagens
Operação Finados da Polícia Militar trará alterações no trânsito até domingo (4)
1 de 2

PMDF ajudará na segurança

PMDF/Divulgação
2 de 2

Operação Finados da Polícia Militar trará alterações no trânsito até domingo (4)

PMDF/Divulgação

Na Estrada Parque Policial Militar (EPPM), os retornos na altura do setor hospitalar estarão fechados. Para acessar o cemitério, o motorista terá que retornar no viaduto da W3 Sul e entrar na via que passa por dentro do Setor Hospitalar Sul, em frente ao Hospital Santa Lúcia, para só então acessar a W5 Sul. O balão em frente ao Cemitério estará parcialmente bloqueado.

A W5 Sul estará com trânsito em sentido único do balão da entrada do Cemitério até o acesso à EPPM — que estará fechado. Entre o balão de entrada e o próximo ao Edifício Talento na 714 Sul, a via funcionará nos dois sentidos. A recomendação da Polícia Militar para aqueles que visitarem o cemitério até domingo (4) é utilizar o Estacionamento 6 do Parque da Cidade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?