Celina Leão sobre furto de cabos do metrô: “Puniremos exemplarmente”
De acordo com a Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF), o crime gerou a pane que impediu a circulação de trens por oito horas na terça
atualizado
Compartilhar notícia
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), afirmou, nesta quarta-feira (1º/3), que vai punir exemplarmente o criminoso que furtou cabos do metrô. De acordo com a Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF), o crime gerou a pane geral que impediu a circulação de trens por oito horas na terça (28/2).
“O episódio de ontem foi revoltante. Tenho cobrado do nosso diretor-geral porque uma pessoa que furta algo público, ela não furta do Estado, ela furta da própria população. A gente tem que punir exemplarmente”, disse a governadora
“Nós até pedimos desculpa à população do Distrito Federal, que não foi fruto de ineficiência, mas de um terceiro que furtou o cabeamento”, continuou. As falas aconteceram durante agenda oficial, na estação 112 Sul do metrô.
A governadora também aproveitou a oportunidade para comentar sobre acordos de financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) para a expansão de linhas e estações do metrô da capital federal.
“Eu acredito que, em quatro anos, a privatização do metrô não foi pauta de discussão. Hoje, nós buscamos um reforço orçamentário porque todo investimento de metrô é muito pesado […] Abrimos o diálogo com BNDES para isso e espero que seja concretizado”, declarou Celina Leão.
Mais cedo, nesta manhã, a representante do Palácio do Buriti já tinha afirmado que a PCDF identificou o suspeito do crime: “O delegado responsável pela apuração já tem um suspeito e a PCDF já está concluindo a investigação”.
Celina Leão também cobrou que se identifique o receptador dos cabos. “A linha de investigação aponta para esse sentido: não só de pegar o autor do furto, mas também o receptador”, acrescentou.
Pane no Metrô-DF
Após oito horas fechadas, todas as estações do Metrô-DF começaram a ser reabertas por volta das 13h30 desta terça-feira (28/2).
De acordo com a Companhia do Metropolitano, a causa do problema foi o rompimento de cabos de fibra ótica provocado por ato de vandalismo. “Houve ainda furto de cabos de energia. Neste momento, as equipes de manutenção estão trabalhando nos locais”, destacou a empresa em nota enviada ontem.
Entrega de cadeiras de rodas
Durante o evento desta tarde, na estação do metrô da 112 Sul, a governadora visitou o Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência, a Central de Interpretação de Línguas e o Centro de Inclusão Profissional.
Na ocasião, Celina informou sobre a entrega de 50 cadeiras de rodas para crianças e adultos com deficiência. Além disso, ela assinou uma portaria conjunta entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência. O documento disponibiliza uma equipe médica para o atendimento da população na Secretaria de pessoas com deficiência.
A cerimônia também contou com a presença da secretária de Saúde Lucilene Florêncio, do secretário da pessoa com deficiência Flávio dos Santos e do deputado distrital Iolando Almeida (MDB).