Celina Leão inaugura a unidade 2 da UBS 6 de Santa Maria
Com duas equipes de Saúde da Família, o anexo da Unidade Básica de Saúde 6 será capaz de oferecer assistência a quase dez mil usuários
atualizado
Compartilhar notícia
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), inaugurou, na manhã desta segunda-feira (8/1), o anexo da Unidade Básica de Saúde 6 (UBS) de Santa Maria.
O antigo posto policial da EQ 304/307, que estava desocupado, abrigará duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (EsF) e vai atender os moradores das quadras 203, 303, 204 e 304.
A edificação tem área construída estimada em 450 metros quadrados, com quatro consultórios, duas áreas de acolhimento, sala de curativo, área de espera, banheiros para o público, banheiros para funcionários, sala de esterilização, farmácia, sala de gestão e copa.
Segundo Celina, a Unidade 2 da UBS vai permitir aumentar a capacidade de atendimentos na região. A expectativa é que, juntas, as duas novas equipes atendam quase 10 mil pessoas.
“As pessoas procuram um médico geralmente quando ficam doente e não fazem um acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde. Muitas pessoas nunca foram em uma UBS, sequer pisaram o pé. E é por isso que nós estamos fortalecendo as nossas redes. Porque quando a gente melhora a atenção básica, a gente melhora a atenção secundária, a gente melhora as especialidades e nós temos um acompanhamento preventivo da população”, afirmou Celina.
Toda a estrutura foi projetada e reformada pelo governo do DF, por meio da Secretaria de Saúde (SES-DF), ao custo de R$ 772.715,29.
A secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio, destacou que as equipes da Unidade 1 da UBS 6 já estavam atendendo além da capacidade, por isso a necessidade de mais uma unidade na região.
“A UBS 6 de Santa Maria já estava com um quantitativo de moradores que circundavam uma unidade, uma população descrita que estava indo além da capacidade das duas equipes que existem lá. Então, foi quando visualizamos esse espaço que não estava sendo utilizado e viu-se a possibilidade de uma revitalização e uma adaptação para se tornar uma Unidade Básica de Saúde, porque a estratégia de saúde da família tem que estar próxima à população”, reforçou Lucilene.
Centro de Educação da Primeira Infância
Na ocasião, a governadora também assinou a ordem de serviço para construção de um Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) em Santa Maria.
Cada uma das instalações Cepi tem capacidade para atender até 396 crianças em dois turnos e 188 em período integral.
As categorias dos centros são divididas em Creche I (crianças até 11 meses de idade), Creche II (1 ano a 1 ano e 11 meses), Creche III (2 a 3 anos e 11 meses) e Pré-escola (4 a 5 anos e 11 meses).