Celina Leão afirma que manterá “normalidade” durante comando do GDF
Governadora em exercício afirmou que tem conversado diariamente com ministro da Justiça e interventor federal da segurança pública no DF
atualizado
Compartilhar notícia
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), afirmou, na manhã desta terça-feira (10/1), que pretende manter o governo dentro da “normalidade” durante o período em que assumir o comando do Executivo local.
“A equipe está a postos e atenta às necessidades que o momento requer. É a governabilidade. Qualquer tipo de modificação será feita de acordo com a necessidade do próprio governo. A princípio, todos os secretários estão mantidos. É a continuidade do nosso governo”, declarou.
A fala da governadora em exercício ocorreu em evento do Governo do Distrito Federal (GDF) para lançamento do programa Drenar DF, na Asa Norte.
Na oportunidade, o secretário de governo José Humberto anunciou a nomeação do novo administrador do Plano Piloto. Após a saída de Ilka Teodoro — que estava na função desde o primeiro dia de mandato de Ibaneis Rocha (MDB) —, quem assume é Valdemar Araújo de Medeiros.
Questionada sobre a troca do comando da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) pelos próximos dias, Celina Leão afirmou que tem conversado diariamente com o ministro da Justiça, Flávio Dino, e com o interventor federal da segurança pública no DF, Ricardo Cappelli.
“Temos dado todo reforço nessa área da segurança pública. Estamos com as pessoas detidas [após os atos de terrorismo], e toda a parte de alimentação, médica e todo o suporte [para a prisão] tem sido ofertado pelo governo do DF. Há um diálogo aberto em relação a isso. O próprio Flávio Dino diz esperar que a situação seja temporária, e vamos demonstrar que o GDF tem capacidade para cuidar das forças de segurança e da parte administrativa, para trazer a cidade à normalidade.”
Sobre a reunião dos governadores com o Governo Federal, nessa segunda-feira (9/1), a governadora em exercício disse que o recado dado é da preparação do GDF para este momento.
“Tomamos todas as medidas. Nessa segunda-feira, criamos um gabinete de crise, com participação de todos os poderes. Essa foi a grande mensagem da noite de ontem [segunda-feira, com os demais representantes do Executivo do país]. Temos dado todo o suporte para o Governo Federal e não aceitaremos atos terroristas e vândalos quebrando e depredando patrimônio público aqui no Distrito Federal.”