Celina inaugura unidade móvel do Hemocentro e pede doação de sangue
Serviço possibilitará a coleta de sangue em diferentes regiões do DF a partir do deslocamento de uma equipe multidisciplinar do Hemocentro
atualizado
Compartilhar notícia
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), participou, na manhã desta quarta-feira (8/2), da cerimônia de entrega da unidade móvel de coleta de sangue da Fundação Hemocentro de Brasília. Na oportunidade, a representante do Executivo local fez um apelo à população da capital para que doe sangue.
“Estamos em momento de pré-Carnaval. É um ato que deveria ser permanente, mas nós vamos facilitar. A gente pede a todos vocês que façam esse ato de amor”, afirmou Celina.
Ela reforçou, ainda, que uma doação pode salvar até quatro vidas.
Somando R$ 2,4 milhões em investimentos do Hemocentro e de emendas parlamentares, o serviço possibilitará a coleta de sangue em diferentes regiões do DF a partir do deslocamento de uma equipe multidisciplinar do Hemocentro em um ônibus equipado para receber os doadores.
Segundo o presidente do Hemocentro, Osnei Okumoto, a unidade móvel possibilitará que os voluntários façam a doação de sangue nas suas próprias regiões administrativas, sem a necessidade de deslocamento até o Plano Piloto.
O ônibus facilitará inclusive o acesso à doação de pessoas que moram em cidades do Entorno do DF, quando o serviço for ofertado em RAs próximas a Goiás e Minas Gerais.
No próximo dia 16 de fevereiro, a unidade móvel atenderá doadores de sangue no estacionamento do JK Shopping, em Taguatinga, em uma ação preventiva a um eventual aumento na demanda por sangue durante o período do Carnaval.
A lei que institui a coleta de sangue itinerante no DF foi aprovada em 2020. O projeto de lei 436/2019 do deputado distrital João Cardoso (Avante), ganhou notoriedade durante a pandemia da Covid-19, quando os estoques de sangue foram reduzidos drasticamente.
“Fico muito feliz em ver este serviço ser estendido a todas as regiões administrativas, podendo salvar ainda mais vidas com este belíssimo trabalho que o Hemocentro faz”, pontuou o parlamentar.
Capacidade
A unidade móvel possui capacidade de atendimento para até 100 coletas de sangue por dia. Com uma tecnologia inovadora, o ônibus do Hemocentro de Brasília poderá armazenar em temperatura adequada as bolsas de sangue coletadas no dia, para processamento de até quatro diferentes hemocomponentes, assim como ocorre nas doações realizadas na sede da instituição.
O calendário com as datas e os locais que receberão o serviço será divulgado periodicamente pelas redes sociais e pelo site do Hemocentro.
“Quando a gente fala que o SUS precisa oferecer acesso aos pacientes, isso também vale para o doador de sangue. A gente tem de dar acesso para que ele possa efetuar suas doações”, explicou Okumoto.
Os doadores poderão realizar o agendamento para a Unidade Móvel pelo site Agenda DF. Ao fazer login na plataforma, o interessado deve selecionar a opção “Unidade Móvel” e escolher o melhor horário para a doação. A doação de sangue é um processo que leva até 90 minutos, desde o cadastro até o lanche pós-coleta.
“Hoje, 1,8% da população do DF doa sangue. O número está abaixo da meta de 3% estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Aproximar o Hemocentro das regiões administrativas mais distantes, é uma oportunidade para diminuir esse déficit”, acrescentou o presidente do órgão.
Carnaval da Paz
Na oportunidade, a governadora em exercício, também comentou sobre a Operação Carnaval do Departamento de Trânsito (Detran-DF), que se inicia neste sábado (11/2).
Ela quer que se intensifiquem as ações contra infrações de trânsito, com destaque para coibir o consumo de álcool por motoristas. “Para que seja o melhor e o mais tranquilo Carnaval do Distrito Federal. É muito melhor ser parado em uma blitz do que morrer na proxima esquina”, disse Celina.